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Clientes devem mais Kz 600 milhões à empresa de águas do Uíge

     Economia              
  • Uige • Sexta, 19 Julho de 2024 | 10h45
Sede da Empresa de Águas e Saneamento do Uíge
Sede da Empresa de Águas e Saneamento do Uíge
ANGOP

Uíge - Mais de 600 milhões de Kwanzas é o valor que os clientes devem à Empresa de Águas e Saneamento do Uíge (EASU - E.P), afirmou esta quinta-feira a presidente do Conselho de Administração, Emília Fernandes.

O valor da dívida foi contraído desde 2017, referiu a responsável, que falava à margem do Workshop sobre a apresentação do Plano Director de Abastecimento de Água e Saneamento da província do Uíge.

Até ao mês de Março de 2023, a dívida dos clientes à EASU estava avaliada 501 milhões 436 mil e 602 Kwanzas, sendo que 40 milhões 967 mil 473 Kwanzas contraídas pelas instituições do Estado e 460 milhões 469 mil e 129 Kwanzas por clientes individuais.

Emília Fernandes informou que 69 por cento dos 35 mil clientes  que a empresa possui pagam a água consumida.

Para a redução da dívida, depois da realização de campanhas de sensibilização para o pagamento da dívida, a empresa está a efectuar cortes e vistorias, para combater o garimpo de água na localidade.

Apesar disso, Emília Fernandes lamentou o facto de se registar muitos garimpos de água, bem como a recente vandalização de condutas, tendo deixado a zona da Rotunda do Songo, os bairros Ana Paula e parte do Paco e Benge sem o fornecimento de água.

Em função disso, estamos a trabalhar para a reposição do fornecimento de águas nesses bairros, mas o facto de a conduta passar numa zona com ravina está a dificultar a sua reparação ", lamentou.

 Por essa razão, apelou à população a cuidar dos bens públicos.

Em relação à apresentação do Plano Director de Abastecimento de Água e Saneamento no Uíge, explicou que visa recolher contribuições para a sua elaboração, prevista para Outubro deste ano.

O projecto, que vai abranger sete províncias do país (Uíge, Huambo, Huíla, Malanje, Moxico, Bié e Cuanza-Norte), visa garantir a continuidade e qualidade de abastecimento de água, a eficiência na produção e cobrança, auxiliar as empresas de águas e saneamento na consolidação da sua estrutura organizacional, bem como na gestão de planificação de negócios, reforçar o quadro institucional de sector de água e do saneamento entre outros. EPP/JAR





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