Clientes devem Kz 1.4 mil milhão à ENDE no Moxico

     Economia           
  • Moxico     Terça, 03 Janeiro De 2023    07h41  
Moxico: Director Provincial da ENDE no Moxico, Arnaldo Carlos
Moxico: Director Provincial da ENDE no Moxico, Arnaldo Carlos
Kinda Kyungu

Luena – Clientes individuais e empresas devem 1.4 mil milhão de kwanzas à Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) no Moxico, o que condiciona a operacionalização da instituição.

O director da ENDE, Arnaldo Carlos, disse esta terça-feira, na cidade do Luena, que a dívida vem desde Março de 2019, e que a empresa precisa de contratar mais 25 técnicos para se juntarem aos 75 existentes, para atender à demanda, mas enfrenta dificuldades financeiras.

 “Com essa dívida, não conseguimos contratar mais técnicos para fazer face aos desafios, actualizar a nossa frota automóvel. Por isso, sentimo-nos limitados, uma vez que o centro de distribuição do Moxico constitui uma direcção de custos”, lamentou.

Afirmou que para contrapor a situação, a ENDE tem realizado campanhas de sensibilização e cobrança massiva aos clientes, apelando ao pagamento das facturas, estando.

Arnaldo Carlos queisou-se também da vandalização das infra-estruturas eléctricas, que "dificulta a operacionalidade da ENDE".

Relativamente à capacidade de distribuição, afirmou que a ENDE no Moxico tem uma disponibilidade de 25 megawatts (MW) e precisa de mais 22 megawatts.

A Central Térmica do Luena possui uma capacidade instalada de 20 MW e a barragem do Tchihumbwe 12,42 MW, mas ambas estão a produzir abaixo das suas potências instaladas, 15 e seis (6), respectivamente), por problemas técnicos.

Com mais de 22 mil clientes controlados, a ENDE, segundo Arnaldo Carlos, perspectiva alargar, este ano, os seus serviços às zonas periféricas.





+