Kampala (Dos enviados especiais) – Os chefes de Estado e de Governos do continente reúnem-se este sábado, em Kampala, Uganda, no terceiro e último dia dos trabalhos da Cimeira Extraordinária da União Africana (UA) sobre o Programa Abrangente para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP).
Chegado sexta-feira a capital ugandesa, o Presidente da República, João Lourenço, vai dirigir os trabalhos na condição de primeiro-vice-presidente da Mesa da Assembleia da União Africana (UA), numa altura em que se aproxima o mês de Fevereiro, período em que Angola vai assumir a liderança da organização continental por um período de um ano.
A cimeira extraordinária sobre o CAADP, iniciada quinta-feira, encerra hoje com a adopção da Declaração de Kampala.
O evento vai passar em revista o Memorando de Participação de Angola nas Sessões Ministeriais sobre o CAADP, o seu Projecto da Estratégia e Plano de Acção para o período 2026-2036 e o Projecto de Declaração de Kampala sobre a Criação de Sistemas Agro-alimentares Resilientes e Sustentáveis em África.
A conferência de chefes de Estado e de Governos foi antecedida, esta sexta-feira, da reunião conjunta ministerial dos titulares das Relações Exteriores e da Agricultura, na qual participaram os ministros angolanos das respectivas áreas, nomeadamente, Téte António e Isaac dos Anjos.
O encontro conta ainda especialistas, responsáveis pela agricultura (silvicultura, pescas e pecuária), desenvolvimento rural, água e meio ambiente.
O CAADP tem sido um quadro fundamental para a transformação da agricultura em África desde a sua criação em 2003 com a Declaração de Maputo, onde os Chefes de Estado e de Governo africanos comprometeram-se a atribuir pelo menos 10% da despesa pública à agricultura para alcançar uma taxa de crescimento anual de 6% no Produto Interno Bruto (PIB) agrícola.
O programa está alinhado com a Agenda 2063 da União Africana, organização constituída em 26 de Maio de 2002, quando entrou em vigor o seu Acto Constitutivo, em substituição da Organização de Unidade Africana (OUA), criada em 1963.
A organização continental reúne 55 países africanos. HM/VC