Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cidade ferroportuária do Lobito alberga III Fórum BIC/RNA

     Economia              
  • Benguela • Segunda, 04 Dezembro de 2023 | 12h01
Porto do Lobito, uma das principais infra-estruturas do Corredor do Lobito
Porto do Lobito, uma das principais infra-estruturas do Corredor do Lobito
Cedida

Lobito – O Banco Internacional de Crédito (BIC) e o grupo Rádio Nacional de Angola (RNA) realizam, na próxima quinta-feira (07), nesta cidade, um Fórum denominado “O Corredor do Lobito – Um HUB para Alavancar a Economia Angolana”.

Segundo uma nota de imprensa enviada esta segunda-feira à ANGOP, o III Fórum BIC/RNA será constituído por dois painéis, em que serão abordados temas como: O contributo do Corredor do Lobito no desenvolvimento internacional de Angola e A importância dos centros logísticos ao longo do Corredor do Lobito.

O papel da banca no financiamento da economia e o Corredor do Lobito como motor de desenvolvimento, são outras questões que estarão em análise.  

O documento refere que o fórum BIC/RNA enquadra-se numa parceria estratégica entre as duas instituições nacionais, preocupadas com o desenvolvimento económico de Angola, numa fase em que o país precisa de todas as forças vivas para a diversificação da sua economia.  

O encontro vai juntar entidades públicas e privadas, bem como outras instituições e especialistas nacionais do sector.  

Corredor do Lobito

Com gestão privatizada, por um período de 30 anos, através do consórcio “Lobito Atlantic Railway”, formado pelas empresas Vecturis, Trafigura e Mota Engil, o Corredor do Lobito abrange o porto da cidade, o terminal minério e o Caminho de Ferro de Benguela, cuja ferrovia se estende por 1.344 quilómetros de extensão (Angola), ligando o Luau ao Atlântico.

Dado o papel estratégico para o desenvolvimento económico regional, foram investidos mais de dois mil milhões de dólares na reabilitação e modernização das infra-estruturas e meios circulantes do Corredor do Lobito, tendo em vista dinamizar o transporte de mercadorias diversas, beneficiando os três países fronteiriços (Angola, RD Congo e Zâmbia). CRB 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+