Luanda – As tendências e os desafios dos sistemas de pagamento em Angola, com ênfase à importância da tecnologia para a inclusão financeira e o crescimento económico do país, vão dominar os debates da 2ª edição do ciclo de conferências “TechInsight”, a decorrer esta terça-feira (24), em Luanda.
Constam, igualmente, do painel de debates temas como “Inovação e inclusão financeira em Angola: Desafios, soluções e tendências” e “Blockchain: desafios e oportunidades”, com vista a explorar o panorama dos sistemas de pagamento e inclusão financeira no país, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta segunda-feira.
De acordo com o documento, com a abordagem dos temas, pretende-se, igualmente, explorar os casos de uso da tecnologia Blockchain no contexto africano, desafios e oportunidades da sua implementação no sector financeiro angolano.
A blockchain é um registo descentralizado de transacções que serve como uma base de dados digital e tecnológica, com o potencial para suportar uma grande variedade de negócios.
O evento, adianta a nota, prevê juntar 120 pessoas de forma presencial e mais de mil participantes online, entre líderes, representantes de instituições financeiras, reguladores e empresas do sector tecnológico, bem como empreendedores e startups que desenvolvem soluções inovadoras baseadas em blockchain.
O aludido fórum, que conta com o apoio institucional do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, é de iniciativa do Portal de T.I, em parceria com a Mwango Brain.
A 1ª edição do TechInsight aconteceu a 12 de Setembro de 2023, em Luanda, com foco nos temas “Inteligência Artificial e o Futuro dos Negócios” e “Data-driven Decisions - O Poder dos Dados”, contando com a participação presencial e online de 850 pessoas. CPM/QCB