Chongoroi aposta na recuperação do sector agro-pecuário

     Economia           
  • Benguela     Segunda, 14 Dezembro De 2020    17h04  
Agronegócio constitui uma das prioridades principais do Governo angolano
Agronegócio constitui uma das prioridades principais do Governo angolano
Francisco Miudo/ANGOP

Chongoroi - Pelo menos 120 fazendas de grande dimensão estão disponíveis aos investidores privados no município do Chongoroi, província de Benguela, para revitalização do sector agro-pecuário, informou hoje o administrador local, João Herculano Neto.

Em declarações à ANGOP, o responsável disse tratar-se de fazendas com mais de 150 hectares, onde alguns camponeses locais praticam agricultura de subsistência.

A administração tem vindo a dialogar com as autoridades tradicionais e os camponeses, no sentido de se acautelar alguns hectares para eles continuarem a produzir.

A aposta do governo, disse, é revitalizar o sector com a entrada de investidores privados que podem industrializá-lo, como acontecia na era colonial.

“Do Chongoroi saía laranja e limão para abastecer a antiga fábrica de sumos Dusol e o tabaco para fabricação de cigarros na Cital, ambas em Benguela, e o milho para as grandes moageiras Kanine e Banga, todas no Lobito”, sublinhou o administrador.

Assegurou que, além da facilitação da lei do investimento público,  conta também com o auxílio das autoridades tradicionais para convencer os camponeses na mudança e paradigma que o país tanto precisa para auto-suficiência alimentar.

O Chongoroi não deveria queixar-se de escassez de alimentos, porque conta com uma bacia hidrográfica boa, liderada pelo rio com o mesmo nome do município e uma variedade de produção agrícola que passa por citrinos e outras frutas, cereais e vários tipos de tubérculos, de acordo com o responsável.

Enquanto esta situação não acontece, informou que a administração tem apoiado as associações e cooperativas, uma vez que a agricultura familiar é que tem estado a aguentar o país em termos alimentares.

Segundo ele, existem duas associações de ex-militares com terrenos de 150 hectares cada, que vão receber no próximo dia 15 Dezembro, tractores e alfaias agrícolas, no âmbito do programa de combate a pobreza.

Uma está localizada na comuna de Kamuine, grande produtora de batata rena, e conta com 120 associados, enquanto a outra está no Cuilo, com 98 associados e prevê colher 150 toneladas de milho nesta campanha agrícola, referiu.

Por outro lado, o governo local está também a comprar moto-bombas para reabilitação das valas de irrigação, já que a rega de superfície chega a ser menos onerosa.

Na era colonial, o município do Chongoroi, um dos 10 da província de Benguela, teve papel de destaque no desenvolvimento das cidades litorais do Lobito e de Benguela.

Da comuna de Bolonguera, a 66 km da sede, saíam semanalmente três mil e quinhentas cabeças de gado para serem exportadas para Lisboa, capital portuguesa, através do Porto do Lobito. Esta situação está na base do surgimento no município de Catatengue que era o ponto de recepção da mercadoria.

Sobre o sector agrícola, muitas fábricas de renome abasteciam-se de matéria-prima proveniente do Chongoroi, segundo relatórios da administração local.





+