Chibia- Trinta famílias receberam sábado, no município da Chibia, província da Huíla, 60 matrizes reprodutoras suínas, que vai na sua quinta fase, no quadro do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Cada família recebeu duas matrizes da especie landrace, cujo objectivo é o de empoderamento dos grupos familiares com a multiplicação da espécie, aumento da renda e combate à fome e pobreza nas comunidades do município.
Ao falar em nome dos beneficiários, Catumbo Mbinga, ressaltou que o município assenta a sua economia na agro-pecuária e receber os referidos animais vai ajudar a impulsionar tal produção.
“As matrizes vão potenciar na perspectiva de melhoramento da criação de suínos para junto das famílias no município e nos comprometemos em corresponder aos objectivos pelos quais as matrizes foram dadas, de melhoramento, multiplicação e o de combater a fome e a pobreza no seio das famílias”, continuou.
Por sua vez, o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas da Chibia, Nivaldo Toti, lembrou que as matrizes, pese embora estejam a ser entregues em época natalícia, não são para comercializar ou alimentar-se da carne, mas para multiplicar e ajudar as famílias a alavancar a pecuária.
Alertou aos beneficiários a manterem os cuidados higiénico-sanitárias dos animais para que realmente elas possam crescer e reproduzir.
A quarta fase da entrega de matrizes suínas ocorreu em Setembro do ano em curso e beneficiou 40 famílias com 80 animais, ao passo que as outras três abrangeu ao todo 87 famílias com mais de cem suínos já distribuídos. EM/PLB