Luanda – A Chevron, através da subsidiária Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), iniciou esta terça-feira (15), na província do Cuanza Sul, a fabricação da plataforma de cabeça de poço N'dola Sul.
A fabricação consiste numa interface entre o reservatório subterrâneo e as instalações de superfície.
A cabeça de poço é o equipamento instalado no topo de um poço de petróleo ou gás para controlar o fluxo de fluidos e gases, durante as operações de perfuração, produção e manutenção.
De acordo com uma nota de imprensa chegada à ANGOP, esta quarta-feira, o protótipo consiste em válvulas acopladas a outros componentes que permitem a extracção de recursos e a injecção de vários fluidos no poço.
O projecto consiste numa plataforma de cabeça de poço, com 12 poços de produção e um “tie-back” à plataforma existente de produção e processamento na Mafumeira, onde os fluídos serão processados e exportados para o sistema de transporte de petróleo e gás do Bloco 0.
Nesta fase inicial da fábrica de cabeça de poço, informa a nota, foram criados mais de 800 postos de trabalho a nível da comunidade local.
O projecto completo irá resultar numa produção incremental de petróleo e gás que será canalizada para o terminal de Malongo em Cabinda e para a planta da Angola LNG no Soyo, província do Zaire.
A N'dola Sul vem apresentar a capacidade da CABGOC de desenvolver novos campos no Bloco 0, enquanto também desenvolve as capacidades, tanto de recursos humanos como de serviços do país.
No acto da inauguração, para além da presença do director geral da CABGOC, Billy Lacobie, esteve o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e o governador da província do Cuanza Sul, Job Capapinha.
A Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), como operadora, tem uma participação de 39,2 por cento no Bloco 0, juntamente com a Sonangol EP (41 por cento de participação activa), a TotalEnergies (10 por cento) e a Azule Energy (9,8 por cento).
A companhia norte americana Chevron produz petróleo bruto e gás natural, bem como fábrica combustíveis para meios de transporte, lubrificantes, petroquímicos e aditivos e desenvolve tecnologias que potenciam o negócio e a indústria.OPF/AC