Lubango – Até ao final deste ano, o Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) vai lançar um serviço especial de denominado Comboio Regional, para escoar a produção agrícola nas províncias do seu traçado, nomeadamente a Huíla, o Namibe e Cuando Cubango.
Actualmente dispõe de sete frequências semanais de comboios mistos, entre a Huíla e o Cuando Cubango, assim como um diário exclusivo para o transporte de rochas ornamentais do Lubango ao Porto do Namibe.
Em declarações à Rádio Huíla, do grupo RNA, o director comercial do CFM, Carlos Roll, disse que o novo serviço terá uma frequência diária e estão em curso trabalhos técnicos para concretizá-lo.
Numa primeira fase, conforme o economista, a prioridade vai para o traçado Matala/Tchamutete (Jamba), Matala/Lubango e Matala/Menongue, considerando ser uma acção que procura facilitar que a produção chegue aos mercados.
A estratégia do CFM, segundo disse, passa por colocar nas estações principais que registam um maior volume de mercadorias, um vagão específico para acolher a carga e logo que esteja cheio é imediatamente rebocado para os grandes mercados.
Assinalou que há um reforço do material afim, para que esse processo seja mais rápido e antes do final do ano entre em actividade.
De Moçâmedes a Menongue, num traçado de 746 quilómetros o CFM tem sete frequências semanais, para além de operar no circuito suburbano do Lubango, com viagens de uma em uma hora, transportando à volta de 300 mil passageiros/mês.
Dados revelados em Agosto no encontro do Ministério dos Transportes sobre o Corredor Sul, indicam que no primeiro semestre deste ano o CFM transportou 100 mil toneladas de carga, sobretudo granito. MS