Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

CFB prepara reposição de seis carruagens reabilitadas  

     Economia              
  • Bié • Quarta, 21 Agosto de 2024 | 07h48
Interior de uma locomotiva do CFB
Interior de uma locomotiva do CFB
Kinda Kyungu

Cuito – Seis carruagens de comboios de passageiros do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), reabilitadas na África do Sul, serão, nos próximos 20 dias, recolocadas na via, para reduzir a actual pressão de utentes e melhorar os serviços prestados à população no Corredor do Lobito.

A informação foi avançada esta terça-feira à ANGOP, pelo delegado do CFB junto do consórcio Lobit Atlantic Railway, Ottoniel Mauro de Almeida, no final do Workshop sobre os ganhos do Corredor do Lobito, desafios e face às potencialidades locais, realizado pelo governo do Bié, no
âmbito da V edição da feira da Batata e do Milho.

Segundo o responsável, as carruagens já se encontram no país desde o último sábado, provenientes da África do Sul, depois de serem recuperadas.

A direcção do CFB, segundo a fonte, vai aplicar três milhões de dólares norte-americanos para recuperar e substituir 50 carruagens na África do Sul, para humanizar os serviços na rota Lobito/Luena, até Novembro próximo.  

Actualmente, a empresa pública tem 92 carruagens e apenas 42 estão a funcionar, segundo Ottoniel de Almeida, que acrescentou que os meios já atingiram o seu tempo de vida útil (10 anos) portanto, justifica-se o desgaste que têm estado a apresentar a cada viagem.

Todavia, informou que, durante o primeiro semestre deste ano, o CFB transportou mais de 500 mil passageiros e cerca de 60 mil toneladas de produtos diversos do Lobito ao Luau.

Entretanto, apelou a necessidade da população preservar as carruagens, evitando ao máximo os actos de vandalismo, pois quase todas as carruagens apresentam no seu interior, um grau acentuado de degradação, quer nos acentos como no sistema eléctrico. LB/BAN/MS





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+