Unidades Múltiplas do CFB vão entrar em circulação

     Economia           
  • Benguela     Terça, 22 Dezembro De 2020    20h51  
Caminhos de ferro de Benguela
Caminhos de ferro de Benguela
António Escrivão

Lobito – As três Unidades Múltiplas Diesel para transporte de passageiros, dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), entram em circulação no primeiro trimestre de 2021, soube a ANGOP nesta terça-feira.

Falando por ocasião dos cumprimentos de fim-de-ano, o Presidente do Conselho de Administração do CFB, Luís Teixeira explicou que, destas unidades, apenas duas vão circular no percurso Lobito/Benguela, enquanto a terceira servirá de reserva.

Revelou igualmente que os ramais de acesso às fábricas da companhia Carrinho, no Luongo (Benguela). e o que liga a cidade à central de armazenamento de combustível da Sonangol, no Luena (Moxico), construídos pela empresa chinesa CR20, serão entregues no primeiro trimestre de 2021.

“A fibra óptica instalada do Lobito ao Luau já está em fase de testes e no próximo ano entrará em funcionamento para comunicação entre as estações e entre os comboios”, sublinhou.

Segundo o PCA, 2020 foi um ano difícil mas também de adaptação, fazendo referência à redução dos comboios de passageiros face à pandemia da covid-19 e a intensificação do transporte de mercadorias, onde conseguiu-se atingir dados superiores ao do ano passado.

O relatório daquela empresa ferroviária indica que este ano foram realizados dois mil e 13 comboios de passageiros em relação aos três mil e 814 de 2019, verificando-se uma redução de mil e 801, correspondente a uma diminuição de 47 por cento, devido à pandemia da covid-19.

Sobre os passageiros, houve um registo de 579 mil e 750, comparativamente aos um milhão, 24 mil e 924 de 2019, com uma redução de 445 mil e 174, correspondente a 43 por cento.

Quanto aos comboios de mercadoria, foram 350 deste ano, contra os 260 de 2019, um aumento de 90, equivalente a 35 por cento.

As mercadorias transportadas em 2020 foram contabilizadas em 163 mil e 778 toneladas, comparativamente as 132 mil e 685 do ano passado, aumentando 31 mil e 93, equivalente a 23 por cento.

As principais mercadorias transportadas no tráfego nacional foram os materiais de construção, combustível, bebidas e gás liquifeito, enquanto que no plano internacional, a companhia transportou manganês, cobre e enxofre, provenientes da Zâmbia e RDC.

Luís Teixeira deu a conhecer que durante este ano, a companhia fez um esforço financeiro para aquisição de peças e material sobressalente no mercado sul-africano, que resultou na recuperação de 67 vagões de diversos tipos.

Actualmente o CFB conta com uma frota de 52 locomotivas, 84 carruagens e um total de 453 vagões, segundo o PCA.

“Este equipamento ainda não é suficiente face a actual procura, tanto no mercado nacional como no internacional, mas esforços deverão ser feitos para equilibrar a balança entre a procura e a oferta”, frisou.

O Caminho de Ferro de Benguela está intrinsecamente ligada ao Porto do Lobito em relação ao transporte de mercadoria do “Corredor do Lobito”.

Conta com mil e 308 trabalhadores, sendo mil e 12 homens e 296 mulheres.





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