Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Centro de pesquisa vai ajudar a desenvolver o sector petrolífero

     Economia              
  • Cuanza Sul • Sábado, 07 Maio de 2022 | 13h31
Sonangol aposta no desenvolvimento do sector petrolífero
Sonangol aposta no desenvolvimento do sector petrolífero
Divulgação

Sumbe – O Centro de Pesquisa da Sonangol, em construção na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, vai contribuir para o desenvolvimento sustentável do sector petrolífero nacional, afirmou, sexta-feira, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

A cargo da construtora portuguesa Poliobras, o centro será um órgão assessor, consultivo e de carácter permanente para monitorizar, avaliar e decidir sobre actividades de investigação e inovação, para aferir as condições existentes e os recursos disponibilizados, por formas a garantir a excelência em termos de produtividade científica e aprendizagem.

A referida unidade industrial está a ser erguida numa área de 63 hectares, e terá infra-estruturas administrativas, laboratórios (digitais e cibernéticos), lavandaria, refeitório, clínica, auditório, centro social e moradias.

Em declarações à imprensa, no final da visita de constatação das obras, em curso desde 2016, o ministro Diamantino Azevedo disse que o centro vai contribuir para a projecção do sector, através da pesquisa, assistência técnica e capacitação especializada em várias áreas (gás, mineração, energias renováveis, biocombustíveis e minerais).

“Pretendemos que a instituição seja referência a nível regional e reconhecida internacionalmente, no âmbito das necessidades dos negócios da Sonangol, de clientes externos e que venha a liderar a transição energética do sector”, afirmou.

Acrescentou que o centro terá também a função de absorver os técnicos recentemente admitidos, para posterior capacitação especializada de alto nível, no domínio da geociência, estabelecendo parcerias com entidades análogas, instituições do ensino superior, centros de pesquisa tecnológica e de consultoria.

O momento, disse, é de transição energética, visto que Angola não pode continuar a ser um simples exportador de petróleo bruto, razão pela qual pretendemos transformar os nossos minerais com os nossos técnicos.

Por sua vez, o presidente do Conselho Executivo da Equinor, Anderson Opedal, garantiu que a sua empresa, na qualidade de parceira da Sonangol, vai continuar a apoiar esse projecto, tendo em conta a formação de quadros para o sector petrolífero.

Anunciou que a Equinor vai trabalhar com a Sonangol na produção de petróleo com baixas emissões de gases de efeito estufa.

Acompanharam o ministro Diamantino Azevedo na visita ao Centro de Pesquisa da Sonangol o governador provincial do Cuanza Sul, Job Capapinha, e o embaixador da Noruega em Angola, Kik Marshal, que receberam informações detalhadas sobre a execução da obra, que tem um grau de execução física na ordem dos 70 por cento.





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+