Luanda- A construção do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol, infra-estrutura que prevê o desenvolvimento sustentável da empresa e do sector "oil and gas" e mineiro angolano, pode ficar concluído em Setembro deste ano.
Em construção numa área de 62 hectares, nos arredores da cidade do Sumbe, Cuanza Sul, as obras do Centro já atingiram a casa dos 92% de execução física, de acordo com o programa radiofónico "Ngol" da petrolífera nacional a que a ANGOP teve acesso.
A infra-estrutura vai permitir pesquisas, capacitação especializada dos quadros nas áreas de petróleo e gás, da actividade mineira, energias renováveis, com foco no hidrogénio verde, biocombustíveis e minerais estratégicos do futuro.
O recinto foi visitado,recentemente, pelo administrador executivo da Sonangol, Joaquim Fernando, que constatou o andamento das obras.
Numa primeira fase, o Centro vai arrancar com estudos nas áreas de geologia, geofísica e engenharia, dando-se prioridade à estudos sísmicos avançados de sistemas petrolíferos, laboratoriais, recuperação avançada de hidrocarbonetos, gestão e integração de dados do acervo corporativo.
O acervo vai envolver também a área comercial, no âmbito do hidrogénio verde e similares.
No quadro da visita de trabalho, Joaquim Fernando considera que o Centro vai permitir o melhor enquadramento da estruturação das actividades da empresa do " poço ao posto" com qualidade, através da formação dos quadros.
O efectivo será capacitado nos domínios do "oil and gas", transição energética, hidrogénio verde, bem como o processo de refinação e petroquímica.
Espera-se a criação de condições técnicas, tecnologicas e de recursos humanos capazes de prestarem serviços transversais nas cadeias primaria, secundária e terciárias de produção.
" Os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo e do ponto de vista de construção civil estamos na faixa dos 92%, prevendo-se, em Setembro do ano em curso, que este trabalho esteja concluído", avançou o administrador da petrolífera nacional, Joaquim Fernando.
Após a conclusão das obras, segue a instalação dos sistemas laboratoriais que permitirão aos quadros fazerem todas as esquisas acima inumeradas.
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol vai suportar outras infra-estruturas, como laboratórios, área administrativa, sala de conferências, edifícios residenciais, armazens para o acondicionamento das amostras, e um Data Center tido como de alta performance.
No recinto também nasce uma clínica, restaurantes, banco comercial e outras infra-estruturas para o suporte técnico. NE