Ramiros - O Centro de Reprodução de Alevinos, situado na comuna da Barra do Kwanza, município de Belas, a 75 quilómetros do centro da cidade de Luanda, poderá abrir este mês, com uma capacidade instalada de produção anual de 52 toneladas de peixe, avançou hoje o administrador da circunscrição, Miguel de Almeida.
O estabelecimento, que poderá comercializar várias espécies de peixes, já está concluído e foi construído no âmbito do programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Nesta altura, o centro, localizado na margem direita da foz do rio Kwanza, cerca de sete quilómetros da EN-100, no desvio antes da portagem, para quem sai de Luanda para o sul do país, está em fase experimental.
“O Projecto está em fase final. Estamos num período de experimentação de produção das várias espécies, que serão produzidas. Acreditamos que dentro dos próximos dias iniciaremos a reprodução”, sublinhou Miguel de Almeida.
Segundo o gestor, a instituição é muito importante devido à extensa costa marítima e a actividade pesqueira na zona. É um suporte para muitas famílias desfavorecidas e vai incentivar a pesca na zona, por cruzar também como o rio Kwanza.
A ANGOP constatou que está concluída a construção de 10 tanques limiares, e outros quatro cilíndricos de maior dimensão, que estão a receber vários tipos de peixes com destaque para a Tilápia, Bagre e Corvina.
Os alevinos duram seis meses para atingir o tamanho de consumo, e o projecto tem como meta empregar e melhorar a dieta alimentar, numa primeira fase, dos munícipes da sede comunal e arredores.
Depois de concluído o centro e do crescimento dos primeiros alevinos será entregue a 20 cooperativas para desenvolver o projecto e beneficiar 600 famílias, que devem, para além do consumo, comercializar pescados.
Participaram na construção do projecto, iniciado em Junho de 20221, 48 trabalhadores dos quais 53 recrutados localmente, e foram gastas kzs 58 milhões para erguer e apetrechamento com meios técnicos.
No âmbito do combate à pobreza, em 2021, o município de Belas executou 32 projectos ligados ao apoio a ex-militares, famílias desfavorecidas, com kits para iniciar o primeiro negócio, reabilitação de estradas, escolas vias de comunicação rodoviária, formação básica profissional e motorizadas para criação de cooperativas de moto-táxi.
Nestes investimentos, realizados a nível a nível do município de Belas, inclui-se o Centro de Reprodução de Alevinos, que 30 milhões de kwanzas.
Integram o município de Belas, que possui uma população de mais de 700 mil habitantes, a comuna da Barra do Kwanza, distritos urbanos do Kilamba, Ramiros, Vila Verde, Morro dos Veados, Quenguela e Cabolonbo.