Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Central Fotovoltaica mitiga dificuldades no fornecimento de energia

     Economia              
  • Lunda Sul • Sexta, 12 Maio de 2023 | 11h48
1 / 3
Painéis solar do parque fotovoltaico de Saurimo (Arquivo)
Painéis solar do parque fotovoltaico de Saurimo (Arquivo)
Mariana Guiné-ANGOP
2 / 3
Governador Provincial da Lunda Sul, Daniel Neto
Governador Provincial da Lunda Sul, Daniel Neto
Mariana Guiné-ANGOP
3 / 3
Jovens vistam Centralidade de Saurimo
Jovens vistam Centralidade de Saurimo
Mariana Guiné-ANGOP

Saurimo – Após a conclusão das obras de construção da Central Fotovoltaica da Lunda Sul, com a capacidade de 26.9 megawatts, as dificuldades no fornecimento de energia eléctrica em Saurimo estarão mitigadas, afirmou, esta sexta-feira o governador local, Daniel Neto.

Com uma população estimada em mais de 534 mil habitantes, a cidade de Saurimo é abastecida com 39,5 megawatts de energia, fornecida pelas centrais térmicas do Nhama e Txicumina.

Falando no final da visita de jovens de diferentes organizações as obras em curso na cidade de Saurimo (Central fotovoltaica, centralidade e o Campus Universitário) a seu convite, o dirigente fez saber que a urbe ainda tem registado restrições no fornecimento de energia, dado a pouca disponibilidade que tem deste serviço.

Acrescentou que o referido projecto vem juntar-se a outros já existentes que o Ministério da Energia e Águas tem para a província da Lunda Sul, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população.

Em relação ao ensino superior, Daniel Neto disse que o problema tem a ver com a falta de instalações próprias para albergar o Instituto Superior Politécnico da Lunda Sul, que funciona numa infra-estrutura que compartilha salas com o ensino geral.

No entanto, com a conclusão do projecto de expansão escolar, nesta primeira fase, a infra-estrutura vai comportar 42 salas de aulas, oito laboratórios para os diversos cursos técnicos, bem equipados, o que de certa forma irá garantir uma formação de qualidade.

Daniel Neto  disse que as visitas enquadram-se no âmbito do programa de governação participativa e inclusiva, com objectivo de aproximar cada vez mais os cidadãos a poder perceber efectivamente os investimentos que o Executivo tem estado a realizar em prol do crescimento e desenvolvimento da província.

Realçou que, durante as visitas, os jovens demonstraram uma grande satisfação, porquanto muitos deles não tinham noção das referidas obras em curso na cidade de Saurimo.

Considerou a visita como sendo um bom exercício, permitindo estar cada vez mais próximo dos jovens, ouvindo as suas ideias que serão tomadas em conta, com bastante atenção em outros projectos da província.

Para dar mais celeridade aos trabalhos, segundo o dirigente, as referidas empresas irão contratar mais mão-de-obra, sobretudo local, de modo a que sejam entregues as obras nos prazos estipulados 2024, e estejam ao serviço da população.

O Instituto Superior Politécnico da Lunda Sul conta, actualmente, com 14 salas de aulas próprias e seis compartilhadas com a escola do II nível. Ministra 12 cursos, nomeadamente Administração e Gestão, História, Geografia, Matemática, Geologia e Mina, Electromecânica, Construção Civil, Metalurgia, Informática e Enfermagem.MG/QB/AC

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+