Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Central Fotovoltaica do Luena fornece apenas sete dos 26 MW

     Economia              
  • Moxico • Quarta, 12 Junho de 2024 | 15h58
Parque de Energia Solar do Luena
Parque de Energia Solar do Luena
Isalvina Upite (ANGOP)

Luena – A exploração da Central Fotovoltaica do Luena ronda, actualmente, em 27 por cento da sua capacidade, estando a produzir, numa primeira fase, sete dos 26.9 megawatts, soube, esta quarta-feira, a ANGOP.

Com mais de 43 mil painéis, a infra-estrutura foi projectada para produzir 26,906 Megawatts de energia limpa, no quadro do plano do governo denominado “Energia Angola 2025”, orçado em 36,9 milhões de euros.

Entretanto, 20 depois de ter sido inaugurado, a ANGOP apurou que o Parque Solar está a gerar,diariamente, cerca de seis e sete megawatts, no período entre 6 e 17h30 minutos.

Em declarações à imprensa no quadro de uma visita de constatação realizada pelos deputados do circulo provincial do Moxico ao parque, o chefe de Departamento das centrais térmicas da Empresa Pública de Produção de Electricidade  no Moxico, Guilherme Cassonha, justificou a baixa produção com os trabalhos de ajustes para garantir o melhor funcionamento do sistema eléctrico.

Conforme o responsável, por se tratar de um equipamento novo o lançamento da carga eléctrica na rede deverá acontecer de forma gradual, enquanto se prolongar o período de testes, no entanto, sem ter avançado o horizonte temporal.

“O Equipamento está estável, nos encontramos numa fase experimental, com o tempo vamos subir a carga a cada dia que nasce, até atingir a potência máxima”.

A central fotovoltaica do Luena foi construída no bairro Samalesso, a leste do Luena, pelas empresas americanas Sun África e MCA Angola e Portugal, numa área de 52 hectares.

Este parque solar faz parte de um programa de construção de sete centrais solares fotovoltaicas nas províncias de Benguela, Moxico, Lunda Sul, Lunda Norte, Bié, Huambo e Namibe.

A Central Fotovoltaica do Luena se junta aos actuais 26.8 MW produzidos pela Central Hídrica de Tchiumbwe-Dala (12,4 MW) Central Térmica Luena 2 (4,4 MW) e Luena 3 (WARTSILA) com 10 MW disponíveis.

Quando atingir a sua capacidade energética, prevê-se que a potência instalada da cidade do Luena, capital provincial do Moxico, poderá subir dos actuais 26.8 Megawatts para 52.1 Megawatts. TC/YD





Notícias de Interesse

Natação: Lista A aposta na formação de base

 Sábado, 02 Novembro de 2024 | 20h09

Téte António visita sede da CIRGL

 Sábado, 02 Novembro de 2024 | 19h57

Cerca de 85% dos assassinatos de jornalistas passam impunes

 Sábado, 02 Novembro de 2024 | 19h48

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+