Saurimo – A central fotovoltaica de Saurimo (Lunda-Sul), com capacidade de 26.13 megawatts de energia, entra em funcionamento ainda este mês, aassegurou esta quarta-feira, nesta localidade, o secretário de Estado para Energia, Arlindo Carlos.
Com capacidade para produzir energia limpa, o empreendimento está a ser erguido numa área de 65 hectares, estando a cargo da empresa sul-africana ‘Sun África' e ‘MCA Angola'.
Orçada em 38 milhões 839 mil euros, a empreitada comporta um total de 44 mil 850 painéis solares, que vão beneficiar 171 mil e 565 pessoas na cidade de Saurimo.
Segundo o dirigente, que falava à imprensa, no final de uma visita efectuada à cidade de Saurimo, neste momento, a central fotovoltaica está em fase de testes e dentro de mais alguns dias vai entrar em funcionamento na sua plenitude.
Arlindo Carlos, garantiu que o Ministério da Energia e Águas vai expandir o fornecimento de electricidade em outras localidades, como Cacolo e Muconda, com vista a ultrapassar o défice ainda existente na Lunda Sul.
A visita do secretário de Estado para Energia, acompanhado pelo vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Cláudio Pemessa, e dos PCA da ENDE e PRODEL, abrangeu a central fotovoltaica de Saurimo, Nhama, Txicumina e a construção da UPS 01.
Com uma população estimada em mais de 534 mil habitantes, a cidade de Saurimo é abastecida com uma potência variável de 19/25 megawatts de energia, fornecida pelas centrais térmicas do Nhama e Txicumina.
Actualmente, a Empresa de Nacional Distribuição de Energia (ENDE), na Lunda Sul, controla 30 mil 600 clientes, sendo mil e 700 no sistema pré-pago. QB/JW/QCB