Saurimo – As obras de construção da Central Fotovoltaica de Saurimo (Lunda Sul), iniciadas em 2022, estão a 97 por cento do nível de execução física, revelou hoje, quarta-feira, o director do gabinete provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Félix Manassa.
Com capacidade de 26.9 megawatts de energia limpa, as obras têm término previsto para o primeiro trimestre de 2024 e estão a ser erguidas numa área de 65 hectares, pela empresa sul-africana “Sun África” e “MCA Angola”.
Orçada em 38 milhões 839 mil euros, a empreitada comporta um total de 44 mil 850 painéis solares e, quando concluída, irá beneficiar 138 mil pessoas na cidade de Saurimo.
Em declarações à ANGOP, a propósito do andamento das obras, o responsável adiantou que os trabalhos estão bem avançados e tudo indica que os prazos da conclusão serão cumpridos.
Félix Manassa fez saber que foram já instalados todos os painéis solares, que comportam o projecto, faltando apenas ligação à rede de média tensão com as outras fontes de energia existentes (Centrais térmicas do Nhama e Txicumina), assim como a construção da sala de comando e os edifícios de apoio.
Com uma população estimada em mais de 534 mil habitantes, a cidade de Saurimo, actualmente, é abastecida com uma potência variável de 19/24 megawatts de energia, fornecida pelas centrais térmicas do Nhama e Txicumina.
A Empresa Nacional Distribuição de Energia (ENDE), na Lunda Sul, controla 30 mil 600 clientes, sendo mil e 700 no sistema pré-pago.
A empreitada da Central Fotovoltaica enquadra-se no programa de construção de sete centrais solares fotovoltaicas em igual número de províncias, que totalizam um milhão de painéis.
O MINEA, no âmbito do projecto de parques de energia solares, pretende, num futuro breve, instalar, igualmente,
centrais de energia solar em oito sedes municipais e comunais da Lunda Sul, para beneficiar 246 mil 175 habitantes, perfazendo oito mil 801 ligações domiciliares.G/QB/JW/PPA