Parque Solar de Lucapa termina em Maio

     Economia           
  • Lunda Norte     Quarta, 20 Março De 2024    14h08  
Painéis solares (Foto ilustração)
Painéis solares (Foto ilustração)
Cedida

Lucapa - A conclusão da central fotovoltaica do município de Lucapa, província da Lunda Norte, com capacidade de produzir 7,19 megawatts de energia eléctrica, está prevista para Maio deste ano, altura do início dos testes e entrada em funcionamento.

O projecto energético vai assegurar o fornecimento de energia eléctrica, por via do sistema solar, a mais de 24 mil habitantes da circunscrição que dista mais de 100 quilometros da cidade do Dundo.

A garantia foi dada pelo director de Engenharia e Gestão de Projectos da Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL), José Sales, sublinhando que a execução física da empreitada, iniciada em Fevereiro de 2022, está dentro dos prazos contratuais.

O projecto está a 93 por cento de execução física e abrange, também, a expansão da rede de distribuição, 1.700 ligações domiciliares e iluminação pública.

Segundo José Sales, a central está praticamente instalada, tendo sido já feitos os testes preliminares.

Além dos trabalhos de colocação de seis dos dez Postes de Transformação (PT) previstos no projecto, decorrem obras em dez quilómetros da linha de baixa tensão, tendo sido já feitas em 12 quilómetros.

Quanto à iluminação pública, fez saber que estão erguidos 600 postes, com as respectivas ligações, faltando, somente, a colocação das luminárias.

Já estão instalados os  12 mil e 90 painéis solares, as estruturas de apoio que compreendem a engenharia civil e a parte técnica.

A central está a ser instalada numa área de 13, 52  hectares e está avaliada em 19.706.428 euros, 80 por cento dos quais financiados pela Suécia e 20% pela África do Sul.

Angola está a ser pioneira no domínio de instalação de energias renováveis, com sete projectos nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Benguela, Bié e Huambo.

A previsão das autoridades é que a energia solar beneficie cerca de 1,2 milhões de famílias em todo o país, com vista à promoção do acesso a uma electricidade limpa e barata. HD





+