Luanda – A Central Fotovoltaica de Caraculo, Namibe, apresenta um grau de execução física de 90%, na primeira fase, com previsão de entrada em operação neste primeiro trimestre.
Na primeira fase do projecto prevê-se uma capacidade de produção de 25 megawtts de energia limpa, de acordo com o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Gaspar Martins, que falava aquando da apresentação das contas (provisórias) referentes ao ano de 2022 .
Depois será adicionado outros 25 megawatts, na segunda fase do projecto, segundo Gaspar Martins.
À semelhança do projecto de Caraculo, a Sonangol está, também, a implementar outro na região do Quilemba, província da Huila, com a multinacional TotalEnergies, com a previsão de produzir, inicialmente, 35 megawatts para, posteriormente, adicionar o equivalente para se atingir 80 megawatts de energia.
A petrolífera nacional, de igual modo, está também a trabalhar com o grupo alemão Gauff e Conjunta na construção e operação de uma planta de hidrogénio verde e derivados, um projecto localizado junto ao Terminal Oceânico da Barra do Dande, prevendo-se a produção de 280 mil toneladas, por ano, assim que entrar em funcionamento a iniciativa.
Em 2022, a Sonangol definiu a sua estratégia de transição energética para o período 2022-2030, com base na utilização de hidrocarbonetos como fonte de financiamento do processo, tendo o gás como fonte de energia transitória para as energias renováveis.NE/AC