Ondjiva – O coordenador do grupo técnico do Censo 2024 no município do Cuanhama, José Kalomo, considerou positiva a fase de entrevistas sobre os agregados familiares na circunscrição.
Falando à ANGOP, sábado, no final de uma visita de constatação sobre o andamento do processo, o responsável disse que o mesmo decorre sem sobressaltos nas comunas de Ondjiva, Môngua, Oshimolo, Nehone e Evale.
O também administrador do Cuanhama, explicou que estão envolvidos no processo mil e 52 agentes de campos, dos quais 191 supervisores e 862 recenseadores, que estão empenhados no trabalho de recolha de informações.
Apelou aos munícipes para continuarem a colaborar com os recenseadores, respondendo com verdade às questões, tendo em conta a importância do processo. O município do Cuanhama tem 360 mil e 491 habitantes.
A nível da província, o processo censitário conta com dois mil 796 recenseadores.
O processo é organizado pelo Executivo, através do Instituto Nacional de Estatística (INE) e visa, entre outros, a obtenção de dados actuais que possam ajudar na programação e definição de políticas públicas.
O Censo anterior, ocorrido de 16 a 31 de Maio de 2014, apurou a existência de 25 milhões, 789 mil e 24 habitantes no país. PEM/LHE/ASS