Mbanza Kongo – Cinco dos seis municípios que conformam a província do Zaire, Norte de Angola, já concluíram o processo censitário que decorre no país desde o dia 19 de Setembro do ano em curso.
Trata-se dos municípios de Mbanza Kongo, Cuimba, Nzeto, Tomboco e Nóqui, informou esta segunda-feira à ANGOP, a responsável do Instituto Nacional de Estatística (INE) na província do Zaire, Dora Vitorino Luzolo.
De acordo com a responsável, presentemente, os agentes censitários estão a desdobrar-se pelas três ilhas adstritas às comunas do Sumba e Sede municipal do Soyo, onde o processo ainda não terminou.
“Das 25 comunas da província do Zaire, 23 já concluíram o processo censitário com sucesso”, sinalizou, frisando que as equipas de campo estão a fazer a revisão do processo nas sedes municipais.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) prorrogou no dia 18 deste mês, o Recenseamento Geral da População e Habitação para mais quatro semanas para maior cobertura e abrangência do processo.
A província do Zaire tem um total de mil e 547 agentes de campo divididos por 389 áreas censitárias e igual número de supervisores nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nzeto, Tomboco e Nóqui. DA/JL