Censo2024: Assistentes técnicos locais terminaram formação administrativa

     Economia              
  • Huambo • Sábado, 24 Agosto de 2024 | 12h21
Assistentes técnicos locais e agentes informáticos comunais do Huambo
Assistentes técnicos locais e agentes informáticos comunais do Huambo
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – Oitocentos e cinco assistentes técnicos locais e agentes informáticos comunais da província do Huambo terminaram, este sábado, o ciclo formativo administrativo, operacional e técnico, para o asseguramento do Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo2024).

Trata-se de 688 assistentes técnicos locais e 117 agentes informáticos comunais, que, em 11 dias, aprenderam a estrutura e a cadeia organizacional, para a realização do Censo2024, marcado de 19 Setembro a 19 Outubro, sob o lema “Juntos contamos por Angola”.

Ao longo da formação, os assistentes técnicos locais aprenderam, entre outras matérias, a organização funcional das equipas de campo, conceitos e definições do processo censitário, estrutura e preenchimento do questionário, metodologia e a recolha dos dados para a realização de entrevistas.

Já os agentes informáticos obtiveram conhecimentos sobre as condições técnicas dos tablets, instalação de aplicativos de recolha de dados, como solucionar constrangimentos na utilização dos equipamentos, tipos de erros, transferência de dados recolhidos no campo, controlo e processamento.

No encerramento do ciclo, o chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Estatística (INE) do Huambo, Rúben Gomes, informou que os assistentes técnicos locais terão, inicialmente, a função de formadores dos recenseadores e, posteriormente, no processo geral, a de supervisores na recolha dos dados.

Deu nota que, por ser a primeira vez que Angola realiza um processo censitário digital, a equipa de informáticos será constituída por agentes regionais, municipais e comunais, para a boa gestão dos equipamentos e outras componentes tecnológicas essenciais.

Por sua vez, o coordenador adjunto da Comissão de Apoio à realização do Censo2024 na província do Huambo, Elmano Francisco, disse que o país, no geral, e esta região, em particular, está mobilizado na realização de várias tarefas, para o êxito do processo censitário.

Considerou o Censo como um passo importante para a estrutura e a organização da demográfica nacional e local, pois vai permitir, de forma intrínseca, melhorar a assertividade das políticas públicas do Executivo angolano.

Sublinhou que o processo vai permitir a melhor realização dos projectos industriais, de energia e água, distribuição alimentar, criação de territórios e muito mais.

Para o Censo Geral da População e Habitação-2024, a província do Huambo vai contar com 148 agentes informáticos, 11 assistentes técnicos municipais e 37 comunais, para além de seis mil 596 agentes de campo, para cobrir as oito mil 578 secções censitárias identificadas.

Segundo previsões do INE, a província do Huambo tem uma população estimada em dois milhões, 830 mil 415 habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.  ZZN/ALH





+