Censo2024: Material censitário já nas zonas de difícil acesso do Moxico

     Economia              
  • Moxico • Terça, 17 Setembro de 2024 | 13h40
Director Provincial Do Ine No Moxico, José Januário Mateus
Director Provincial Do Ine No Moxico, José Januário Mateus
Angop

Luena – A representação provincial do Instituto Nacional de Estatística (INE) já fez chegar às zonas de difícil acesso do Moxico, todo o material censitário para o arranque normal do processo que se inicia na quinta-feira, dia 19 do corrente mês de Setembro, em todo o território nacional.

Consta do lote do material afetado, tabletes, mochilas, t-shirts, coletas, cadernos para formação, livros de seriados, tabletes e parte dos meios de transportes, entre viaturas e motorizadas.

“Desta forma, já temos condição censitária”, assegurou à ANGOP, o director local do INE, Januário Mateus, a propósito do andamento do processo a dois dias do arranque do maior processo estatístico do país, que ocorre em cada dez anos.  

A província possui 26 viaturas, das quais sete novas, recebidas dos órgãos centrais, para que os mais de dois mil 399 recenseadores trabalhem sem muitos obstáculos.

O país volta a realizar o Censo Geral da População e Habitação, desta com a introdução do modo digital, dez anos depois do primeiro exercício estatístico mais abrangente e complexo registado no período pós-independência.

O processo envolve 79 mil 423 agentes de campo, divididos em 67 mil 131 recenseadores e 12 mil 92 supervisores, que vão assegurar o trabalho em todo o território nacional, devendo o acto formal de lançamento acontecer na próxima quarta-feira (dia 18), nas instalações do INE, onde estará o “Posto Comando Operacional”.

A decorrer sob o lema “Juntos contamos por Angola”, o Censo é organizado pelo Governo angolano, através do Instituto Nacional de Estatística (INE).YD





+