Luanda – O Censo Piloto, que decorreu de 19 de Julho a 5 de Setembro de 2023, em 14 municípios de sete das 18 províncias do país, permitiu o registo de cerca de 35 mil 549 agregados familiares de 309 edifícios, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em nota, enviada este sábado à ANGOP, o INE indica que os respectivos dados foram recolhidos nas províncias de Luanda, Bengo, Bié, Lunda Norte, Cuando Cubango, Uíge e Cunene, uma intervenção realizada em 410 secções censitárias, que correspondem ao mesmo número de agentes de campo.
Entre vários desafios, avança o documento, durante o Censo Piloto foi possível testar, fundamentalmente as dificuldades relacionadas com a interpretação dos instrumentos de recolha (questionário), manuseio de tablet, resistência dos materiais e equipamentos, movimentação dos técnicos nas áreas de difícil acesso e intervenção das autoridades locais e tradicionais na sensibilização da população.
Segundo o INE, neste momento, decorre a actualização cartográfica em todo país, uma operação que permitirá ter uma fotografia mais actualizada da geografia de Angola e, consequentemente, definir as áreas a seleccionar para a recolha principal.
Por isso, o Instituto Nacional de Estatística apela à participação e colaboração da população nessa empreitada.
O Censo Piloto é uma actividade que tem por finalidade testar o nível de organização, metodologias, procedimentos e, sobretudo, os possíveis constrangimentos da operação, para corrigir e tomar medidas cautelares, servindo de antecâmara do Censo Geral/2024.
Enquanto isso, o Censo Geral da População e Habitação do próximo ano será o terceiro da história do país, sendo o primeiro realizado em 1970, cinco anos antes da independência de Angola, enquanto o segundo ocorreu em 2014.
Esse processo tem como objectivo conhecer a estrutura da população para todas as unidades administrativas do país, reforçar a capacidade nacional técnica e material para conduzir recolhas futuras de dados.
Disponibilizar base de dados para o planeamento, gestão e tomada de decisões, e construir uma base de amostragem para a selecção de amostras de inquéritos, junto aos agregados familiares, fazem igualmente parte dos objectivos.
Além disso, o Censo da População e Habitação é a realização de dois recenseamentos em simultâneo: população e habitação, que permite a obtenção de informação estatística fiável e actualizada, necessária ao acompanhamento e avaliação da estratégia de combate à pobreza. JAM/QCB/BA