Censo2024: Governadora sensibiliza população do Andulo

     Economia              
  • Bié • Quinta, 05 Setembro de 2024 | 08h34
Bié: governadora Celeste Adolfo visita nova Escola
Bié: governadora Celeste Adolfo visita nova Escola
Leonardo Castro

Andulo - A governadora da província do Bié, Celeste David Adolfo, exortou, esta quarta-feira, a população a prestar informações reais aos recenseadores durante o Censo Geral da População e Habitação, que inicia a 19 deste mês.

A governante, que fez o apelo quando interagia com mun~icipes do Andulo, no término das visitas que efectuou aos nove municípios da província do Bié, disse ser momento de se replicar a informação junto das comunidades mais recônditas, uma vez que falta menos de duas semanas para o início do processo.

Para Celeste Adolfo, cada chefe de família, e não só, deve fornecer dados fidedignos aos agentes recenseadores, para que o Executivo possa avaliar da melhor forma o volume das necessidades de todos os cidadãos e traçar planos para a sua resolução.

No Andulo foram formados 93 assistentes técnicos, 895 agentes de campo devidamente cadastrados, sendo 316 para a sede municipal, 280 para a comuna de Calussinga, 170 (Chivaulo) e 129 (Cassumbi). .

O Andulo é limitado a norte pela província de Malanje, através do rio Kwanza, a sul pelo município do Cunhinga, a leste (Nharêa), a sudoeste (Mungo e Bailundo - Huambo) e a noroeste (Mussende e Quibala - Cuanza-Sul).

O município possui uma extensão de 10 mil 700 quilómetros quadrados e mais de 334 mil habitantes.

Administrativamente está divido em quatro comunas, designadamente, a sede, Calussinga, Chivaulo e Cassumbi. Dispõe de 27 bairros, 57 povoações, 53 embalas e 583 aldeias. LB/BAN/MS



Tags


Notícias de Interesse

+