Censo 2024: Zonas de difícil acesso com suporte de meios aéreos

     Economia              
  • Huambo • Terça, 17 Setembro de 2024 | 19h13
Cartaz do Censo-2024
Cartaz do Censo-2024
Domingos Cardoso - ANGOP

Huambo – A pouco menos de 48 horas para o início do Recenseamento Geral da População e Habitação a província do Huambo com a inclusão de meios aéreos, para facilitar os agentes censitários aos locais de difícil acesso.

O facto foi confirmado, esta terça-feira, à imprensa, pelo coordenador da comissão técnica do Censo 2024, Rúben Gomes, no final da visita do governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, ao Instituto Nacional de Estatística (INE).

Rúben Gomes disse que, em termos de meios terrestres, a província conta com 25 viaturas de marca Toyota, modelo Land Cruiser, 14 motorizadas, para além de veículos todo terreno das Forças Armadas Angolanas (FAA) e helicópteros da Força Aérea Nacional (FAN).

O responsável assegurou a criação de todas as condições logísticas necessárias, para o êxito do processo, com a disponibilização de seis mil tabletes.

Adiantou que ao nível do município do Huambo, capital da província, foram mapeados 19 pontos, onde se encontram os sem abrigos, concretamente em obras inacabadas e passagens de níveis.

Disse ser este o segmento social que dever ser recenseamento logo no início do processo, com início previsto para as concretamente, às 00h00 do dia 19,

Por sua vez, o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, disse ter se deslocado ao Instituto Nacional de Estatística, com o objectivo de aferir as condições para o início do Censo 2024, marcado para 19 do corrente mês.

O governante disse estarem a decorrer os trabalhos de configuração dos dispositivos a utilizar durante o processo censitário, depois de ter sido traçado um planeamento rigoroso.

Assegurou que as equipas terão todo apoio do Governo do Huambo, das administrações municipais, igrejas e das autoridades tradicionais, ou seja, de todos o intervenientes, pois a província está pronta para realizar o Censo com sucesso.

 “Por aquilo que nos verificamos, as condições estão praticamente criadas. As equipas estão muito empenhadas e damos nota positiva ao engajamento da juventude, que compreendeu que a Pátria aos filhos não implora, mas ordena (…) e ao mesmo tempo manifesta o desejo de fazer parte da história do país, com a participação no segundo Recenseamento Geral da População e Habitação”, concluiu.

Com início previsto para 19 do corrente mês e término a 19 de Outubro próximo, o Recenseamento Geral da População e Habitação será realizado sob o lema “Juntos contamos para Angola”

Segundo as previsões do INE para 2024, a província do Huambo tem uma população estimada em dois milhões, 830 mil 415 habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.

O Censo 2024 será o terceiro na história do país, sendo o primeiro realizado em 1970, cinco anos antes da Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975, enquanto o segundo decorreu em 2014.

O Recenseamento Geral da População e Habitação vai permitir saber com precisão o número de habitantes no país, quantos homens, mulheres, crianças e idosos, onde vivem e como vivem.

Com esta informação, o país poderá planificar melhor a distribuição de serviços essenciais para todos os angolanos. ALH





+