Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Censo/2024: INE reforça condições logísticas em Luanda, Huíla e Benguela

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 04 Julho de 2024 | 21h29
Logomarca oficial Censo 2024
Logomarca oficial Censo 2024
Frank Béu-ANGOP

Luanda – O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a reforçar a criação de condições logísticas nas províncias de Luanda, Huíla e Benguela, um dos factores que obrigou o alargamento da data de início do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) para 19 de Setembro próximo.

Segundo o porta-voz da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo/2024, Hernany Pena Luís, os dados da malha cartográfica mostram que a população dessas províncias cresceram exponencialmente, facto que requer um reforço na programação, para “recalibrar” a logística nessas localidades.

Em declarações à imprensa, no final de uma reunião da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do RGPH, reiterou que o alargamento do momento censitário, de 19 de Julho a 19 Setembro deste ano, “não altera em nada a colecta de informação a ser feita”, mas sim dá um espaço para recolher as informações nas diferentes partes do território nacional de forma mais precisa.

Na ocasião, o também director-geral adjunto do INE, assegurou que, praticamente, toda estrutura para a realização do Censo já está montada, estando realizado, neste momento, uma reavaliação do processo.

Em relação aos possíveis constrangimentos a serem enfrentados no período chuvoso, Hernany Pena Luís disse que o INE vai contar com apoio do Ministério da Defesa, que vai disponibilizar meios aéreos e terrestres para fazer frente às necessidades no momento censitário.

Quanto ao processo de selecção e recrutamento de mais de 79 mil agentes de campo, o porta-voz garantiu que esta fase decorre com normalidade e os resultados dos testes vão ser publicados nos próximos dias.

O Censo/2024, que vai decorrer sob o lema "Juntos contamos para Angola”, é segundo que o país realiza, no período pós-independência.

O último Recenseamento Geral da População e Habitação foi realizado em Maio de 2014, tendo apurado mais de 25 milhões de habitantes, dos quais perto de sete milhões em Luanda.

O Censo de 2014 mostrou, igualmente, que a maioria da população angolana era composta por mulheres (13,2 milhões), enquanto os homens eram 12,4 milhões. HM/QCB





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+