00Cacuaco - O director-adjunto do Instituto Nacional de Estatística (INE), Hernâni Luís, avaliou, esta segunda-feira, o grau de execução do trabalho censitário na comuna da Funda, município de Cacuaco, onde antevê, para breve, o fecho da contagem de dados do Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo 2024).
No final, o responsável, que constatou igualmente o processo noutros municípios da província, não avançou dados estatísticos, considerando que Cacuaco está com um ritmo de contagem acelerado, à semelhança do Sambizanga, que poderá concluir a contagem de dados dentro de 12 dias.
Durante a ronda, Hernâni Luís inteirou-se também sobre o andamento dos trabalhos nos municípios de Viana, Kilamba Kiaxi e Belas, respectivamente, nos distritos 11 de Novembro, Nova Vida e Futungo.
Apelou aos cidadãos para receberem os recenseadores e responderem à entrevista com seriedade para assegurar o normal funcionamento do processo.
A decorrer desde 19 de Setembro sob o lema “Juntos contamos por Angola”, o período para recolha de dados do Censo 2024, cujo termo estava previsto para 19 deste mês (Outubro), foi extenso por quatro semanas, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), instituição que desenvolve o processo no país.
Aquando do anúncio da extensão do período do Censo 2024, sexta-feira última, o director-geral do INE, José Calengi, deu a conhecer, em conferência de imprensa, a conclusão da recolha de dados, na altura, de 112 comunas, das 518 previstas no país, maioritariamente nas províncias do Cuanza-Norte, Zaire, Huambo, Cuanza-Sul, Lunda-Sul, Malanje, Cuando Cubango, Uíge, Lunda-Norte, Luanda, Cabinda e Moxico.
O processo envolve 79 mil 423 agentes de campo, divididos em 67 mil 131 recenseadores e 12 mil 92 supervisores, que asseguram o trabalho em todo o território nacional.
O Censo visa, entre outros objectivos, conhecer a estrutura da população e disponibilizar a base de dados concretos e actualizados para o planeamento, definição, gestão de políticas públicas e tomada de decisões. COF/DJ/VC