Luanda – O processo de actualização cartográfica, iniciado em 2023, em Angola, já está concluído em cinco das 18 províncias do país, nomeadamente Cabinda, Cuando Cubango, Bengo, Cuanza-Norte e Cuanza-Sul, uma acção que antecede a realização do Censo Geral da População e Habitação, a ser realizado em Julho deste ano.
O facto foi anunciado esta quinta-feira, em Luanda, pelo porta-voz da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo/2024, Hernany Pena Luís, assegurando à imprensa que, dentro dos próximos dias, serão concluídas as actualizações cartográficas das restantes províncias.
O processo que está a operacionalizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), visa definir e redefinir os limites dos bairros existentes em todo o país.
Falando à margem da reunião ordinária Comissão Multisectorial, adiantou que para se acelerar esse processo, neste momento, está a decorrer a interajuda entre as províncias que já concluíram a actualização cartográfica e as demais em falta.
Informou que o encontro serviu para analisar o trabalho feito desde o início do ano e traçar estratégias das actividades futuras.
No âmbito da sensibilização da população, o porta-voz realçou que os governadores têm a responsabilidade de intensificar este processo de mobilização que vai até 19 de Julho do corrente ano.
Adiantou ainda que, em breve, vai decorrer, em todo país, uma acção formativa sobre o censo dirigida a várias franjas da sociedade, com destaque para os jornalistas e Igrejas.
Reiterou que, para chegar às zonas de difícil acesso, a comissão vai usar transportes aéreos que serão disponibilizados pelas Forças Armadas Angolanas (FAA), para além de meios terrestres.
O encontro da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo 2024 contou com a presença dos governadores e vice-governadores das 18 províncias do país. AMC/QCB