Censo 2024: Governador do Cuanza-Norte reitera apelo à mobilização da sociedade

     Economia              
  • Cuanza Norte • Sexta, 20 Setembro de 2024 | 09h44
Governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar no momento do recenseamento do CENSO 2024
Governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar no momento do recenseamento do CENSO 2024
DR

Ndalatando – O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, reiterou, quinta-feira, em Ndalatando,  o apelo aos partidos políticos e igrejas para que participem activamente no processo de recenseamento da população e habitação, que visa traçar metas de desenvolvimento do pais.

O responsável, que falava à imprensa, depois de ser recenseado, afirmou que sem dados estatísticos não é possivel planear e criar oportunidades para os jovens do ponto de vista da empregabilidade.

O apelo da sociedade, continuou, é que haja mais emprego, que só será possível se o estado angolano saber quantos jovens existem, onde e como estão, para poder  planificar do ponto de vista de atracção de mais investidores.

Este processo, sublinhou,  vai permitir também ao estado planear para criar mais industrias para que os jovens possam estar empregados.

Ressaltou também a importância do Censo para a construção de mais hospitais e escolas para inserir as crianças que se encontram fora do sistema de ensino, por via de dados estatistícos e números reais.

João Diogo Gaspar rearfimou que Cuanza-Norte está preparado a nivel dos 10 municípios para responder com o grande desafio de contar os cidadãos e todas as habitações que existem na província.

Em relação ao seu recenseamento, ressaltou que sente-se particularmente satisfeito por exerceu um acto de soberania .

 “O que aconselho  é que todos juntos participemos neste processo para que o estado angolano possa organizar melhor aquilo que é a sua visão do ponto de vista económico e social”, frisou.

No Cuanza  estão mobilizados mil 475 técnicos censitários, dos quais mil 167 agentes de campo (recenseadores) e 308 supervisores.

A província conta com mil 388 secções censitárias e prevê confirmar 586 mil 426 habitantes.

De acordo com os resultados definitivos do Censo de 2014, a população do Cuanza-Norte, à data do momento censitário, 15 de Maio de 2014, era de 443 mil 386 habitantes, dos quais cerca de 68 por cento residiam na área urbana e 32 por cento na área rural. IMA /YD





+