Censo 2024: Cunene conta com mais de três mil recenseadores em formação

     Economia              
  • Cunene • Segunda, 09 Setembro de 2024 | 22h54
1 / 2
Recenseadores em formação (Arquivo)
Recenseadores em formação (Arquivo)
Pedro Manuel-ANGOP
2 / 2
Coordenador do grupo técnico de apoio da comissão multissetorial do CENSO no Cunene, José Jacinto
Coordenador do grupo técnico de apoio da comissão multissetorial do CENSO no Cunene, José Jacinto
Pedro Manuel-ANGOP

Ondjiva – Três mil e 58 agentes recenseadores da província do Cunene estão, desde esta segunda-feira, a participar de uma acção formativa sobre o Recenseamento Geral da População e Habitação, que inicia a 19 deste mês, em todo país.

A acção formativa, a decorrer em 10 dias, visa capacitar os agentes recenseadores para o trabalho de recolha de informações relacionadas com o modo actual de vida da população, a nível dos dois mil e 294 secções censitárias dessa província.

Os participantes estão a abordar temáticas ligadas às técnicas de entrevistas dos agregados familiares e como utilizar convenientemente o aparelho tablet na recolha de dados.

A propósito dessa formação, o coordenador do Grupo Técnico de Apoio da Comissão Multissectorial do Censo no Cunene, José Jacinto, disse que esta capacitação é a última do pacote de formações em cascata que já decorreram.

Informou que a formação que decorre em simultâneo em 20 escolas instaladas nas respectivas comunas, a nível dos seis municípios do Cunene.

Reforçou que, durante o momento censitário, os agentes vão bater às portas das habitações constantes nas secções censitárias, para recolha de dados estatísticos, através de entrevistas directas aos membros dos agregados familiares.

José Jacinto apelou aos formandos a aproveitar, ao máximo, os conhecimentos a serem ministrados, para obterem respostas de qualidade que vão de encontro com as  perguntas constantes nos questionários.

O Censo Geral da População e Habitação 2024 será o terceiro na história do país, sendo o primeiro realizado em 1975, cinco anos antes da Independência Nacional, enquanto o segundo decorreu em 2014. PEM/LHE/QCB





Notícias de Interesse

Kilamba privado do abastecimento de água potável

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 23h01

Exposição celebra Dia do Herói Nacional em Brasília 

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 22h06

Cuanza-Norte recebe meios informáticos para Censo

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 21h46

Ministro da Cultura exalta Augusto Chakaya

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 20h41

+