O processo de actualização cartográfica, que já está praticamente concluído em Luanda, vai abranger mais seis províncias, que também vão albergar o “Censo Piloto” programado para 19 de Julho de 2023, a par da capital do país.
Segundo o porta-voz da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo/2024, Hernany Pena Luís, nos próximos dias, a actualização cartográfica vai abranger, concretamente, as províncias do Cunene, Bié, Uíge, Bengo, Cuando Cubango e da Lunda-Norte.
Em declarações à imprensa, no final da quarta reunião da respectiva Comissão, realizada esta quinta-feira, em Luanda, o responsável assegurou que as condições técnicas e humanas estão a ser acauteladas, com vista a concretização do Censo Piloto nas sete províncias seleccionadas, na data prevista.
Com a finalidade de rever a malha delimitada, antes da implementação do último censo, o processo de actualização cartográfica também vai abranger as restantes províncias que, igualmente, serão alvos do Censo Geral da População e Habitação em 2024.
Conforme a fonte, para essa empreitada prevê-se o envolvimento de mais 500 cartógrafos a nível nacional, para além de digitalizadores, motoristas, entre outros técnicos.
Segundo o porta-voz, o Censo/2024 será, essencialmente, tecnológico, através do uso de tablets, e apoiado pelas infra-estruturas dos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), que servirão para a recolha de dados, em todo território nacional.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), estima-se que no Censo/2024 se venha registar mais de 34 milhões de pessoas, em todo o país, contra os 25 milhões 789 mil e 24 habitantes registados no Censo/2014.
Quanto à quarta reunião da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo/2024, Hernany Pena Luís sublinhou que o encontro serviu para avaliar as condições técnicas, tecnológicas e de mobilidade das sete províncias (14 municípios) que vão albergar o Censo Piloto, programado para 19 de Julho de 2023.
Para além disso, afirmou, o encontro passou, igualmente, em revista o grau de execução das tarefas incumbidas ao grupo técnico, nas últimas reuniões, sendo satisfatório o engajamento dos profissionais envolvidos, com um aproveitamento de cerca de 98 por cento.
Coordenada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, a Comissão é composta pelos ministros da Economia e Planeamento, Defesa, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, do Interior, das Finanças, da Justiça e dos Direitos Humanos, da Administração do Território, Educação, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, dos Transportes, e das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação.
O Censo/2024 vai ser o terceiro da história do país, o primeiro foi realizado em 1970, cinco anos antes da Independência de Angola. QCB/PPA