Censo/2024: Actualização cartográfica cadastra 92 mil secções censitárias

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 12 Abril De 2024    08h58  
INE faz trabalho de recenseamento na comuna do Cuanza, município de Catabola, província do Bié
INE faz trabalho de recenseamento na comuna do Cuanza, município de Catabola, província do Bié
Jilmar Chitondua-ANGOP

Luanda – O processo de actualização cartográfica, que decorre desde 2023, em Angola, já permitiu cadastrar cerca de 92 mil secções censitárias (90%) a nível do país, com vista à realização do Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo/2024), a decorrer de Julho a Agosto deste ano.

O facto foi revelado esta quinta-feira, em Luanda, pelo porta-voz da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo/2024, Hernany Pena Luís, que considerou satisfatório o trabalho de actualização da malha  cartográfica que está  a ser desenvolvido por agentes de campo, nas 18 províncias do país, com apoio de diversas instituições  do Estado.

Em declarações à imprensa, no final de mais uma reunião dessa Comissão, coordenada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, avançou que o ritmo acelerado do processo demonstra que,  antes da data programada para a realização do recenseamento, todas as condições técnicas já estarão reunidas.

O também director-geral adjunto do Instituto Nacional de Estatística (INE) reiterou que a actualização da malha  cartográfica do país vai permitir definir os limites dos bairros onde vão decorrer o Censo.

O processo de actualização cartográfica tem como objectivo definir e redefinir os limites dos bairros existentes em todo o país.

O Censo Geral da População e Habitação inicia no dia 19 de Julho deste ano, prevendo recensear 35 milhões de habitantes em Angola, contra os mais de 24 milhões registados no último Censo, realizado em 2014.

O Recenseamento da População e Habitação acontece em todo o país e abrange cidadãos nacionais, estrangeiros residentes ou ausentes temporariamente, bem como residências.

O Censo consiste numa operação de recolha completa, compilação, avaliação, análise e publicação de dados demográficos e socioeconómicos.  Serve também para recolha completa, compilação, avaliação, análise de todas as habitações e dos seus ocupantes no território nacional. CLAU/QCB



Tags



+