Luanda - A Sociedade Mineira de Catoca, terceira maior mina de diamantes a céu aberto no mundo, vai diversificar o seu “core business”, investindo também em minerais críticos.
Os minerais críticos em referência são crómio, cobalto, cobre, grafite, ferro chumbo, lítio, manganês, níquel e prata.
Em declarações à ANGOP, o director comercial da empresa, António Zola, disse que Catoca, com mais de seis milhões de quilates de diamantes produzidos por ano, vai associar a sua experiência para os minerais críticos, pela sua amplitude rara.
Entretanto, precisou que actualmente está já em curso os estudos geológicos para verificar as ocorrências dos possíveis mineiros existentes nos solos.
O também engenheiro, entende que, apesar de se ter um longo caminho a percorrer, os minerais críticos representam uma oportunidade de negócios para o país.
O país tem depósitos significativos de minerais, sendo que, actualmente, são conhecidos 36 dos 51 minerais considerados mais críticos, a nível mundial.
Catoca é uma mina de magnitude nacional e internacional, responsável na empregabilidade de dois mil, trabalhadores de forma directa e mais de dez mil empregos indirectos, suportando aproximadamente cinquenta mil famílias.JAM/AC