Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Sociedade Mineira de Catoca explora bacia de rejeitados

     Economia              
  • Lunda Norte • Sexta, 09 Agosto de 2024 | 10h35
´Chamine de Catoca`, zona de exploração da mina de Catoca
´Chamine de Catoca`, zona de exploração da mina de Catoca
Quintas Benjamim-ANGOP

Dundo - A Sociedade Mineira de Catoca iniciou, este semestre, a exploração da bacia de rejeitados para a recuperação de diamantes de partículas pequenas, com vista a elevar o volume de produção.

A informação foi prestada quarta-feira, no Dundo, pela directora-geral adjunta desta sociedade mineira, Engrácia Soito João, sublinhando que a decisão resulta de um estudo geológico na bacia de rejeitado, que certificou a existência de diamantes com algum valor teórico. 

“Estamos a olhar para a bacia de rejeitados porque sabemos que existe minério, uma vez que o rejeitado que sai da central de tratamento arrasta consigo diamantes com valor teórico”, frisou. 

Por outro lado, disse que a direção da empresa está a trabalhar na modernização das centrais de tratamento, sendo que os actuais equipamentos já estão envelhecidos e não respondem a demanda. 

Sem revelar os níveis de produção alcançados no primeiro semestre, a responsável assegurou que as metas foram alcançadas e, devido a crise no mercado mundial, com a baixa do preço por quilates, a empresa decidiu manter em estoque o diamante produzido no período em referência. 

“Não há problemas em cumprirmos a nossa meta , só que por causa do valor do preço do diamante que é baixo, nós preferimos em vez de vender , acumular  a nossa produção e vender o necessário para garantir que tenhamos caixa , pagar os salários , os impostos fiscais e a  segurança social dos trabalhadores”, realçou. 

As previsões da Cotoca para este ano apontam para uma produção de 6 milhões e 900 mil quilates de diamantes e um investimento de 69 milhões e 282 mil dólares. 

A mina de Catoca tem 600 metros de profundidade para a exploração até ao período de 2027, tendo em conta que, as reservas para este período rondam os 94 milhões de toneladas.

Localizada na província da Lunda Sul, a Sociedade Mineira de Catoca é a quarta maior mina do mundo, explorada a céu aberto, responsável por mais de 75% da produção de diamantes de Angola. 

Hoje, com 29 anos de existência, Catoca é a empresa que mais empregos gera no sector privado na província da Lunda Sul, com mais de 5.000 empregos directos e indirectos. HD 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+