Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Carteira do projecto “Njila” avaliado em mais de USD 2 milhões

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 16 Outubro de 2024 | 19h37
Londuimbali marca partida do projecto Njila no Huambo
Londuimbali marca partida do projecto Njila no Huambo
Frank Béu-ANGOP

Cazenga - Uma carteira de 30 projectos sociais para o município do Cazenga foi aprovada, esta quarta-feira, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Governança para a Melhoria da Prestação dos Serviços em Angola Njila", orçado em dois milhões e 154 mil dólares.

Trata-se de projectos de requalificação das bacias de retenção de água, construção e reabilitação de escolas, postos de saúde e lojas de emissão do Bilhete de Identidade, bem como de terraplanagem de estradas secundárias e terciárias.

A informação foi prestada pela coordenadora da primeira região para o projecto Njila (Luanda e Uíge), Joana de Matos, durante um workshop de aprovação dessa carteira de projectos pelos membros do Conselho Municipal de Auscultação da Comunidade do Cazenga.

A responsável explicou que a implementação desse projecto visa aproximar os serviços a nível do município, para melhorar a condição de vida dos cidadãos.

Segundo a fonte, o projecto prevê também a capacitação de quadros nos domínios da gestão das finanças públicas, elaboração e implementação de planos directores municipais, para a melhoria da prestação de serviços públicos.  

Por seu turno, a administradora municipal do Cazenga, Nádia Neto, referiu que o seu pelouro vai continuar a trabalhar para que estes projectos sejam materializados e desta forma tornar o município melhor em termos de qualidade de vida, infra-estruturas, entre outros.

Njila é um termo em Kimbundu, que significa caminho, em português. Foi escolhido para baptizar este projecto, que se enquadra no processo de municipalização dos serviços e capacitação dos Órgãos da Administração Local do Estado em curso no país.

O projecto conta com o financiamento do Banco Mundial (BM), no valor de 250 milhões de dólares e abrange, na fase piloto, oito províncias e 53 municípios. É coordenado pelo Ministério da Administração do Território e apoiado pelos ministérios das Finanças, Justiça e dos Direitos Humanos, das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação e pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, por via da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP).

Cazenga, um dos nove municípios da província de Luanda, conta com os distritos urbanos do Tala Hadi, Cazenga Popular, Hoji Ya Henda, Kima Kieza, Calwenda e 11 de Novembro. KAM/ACS/QCB





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+