Cabinda - Cinquenta e duas toneladas de pescado diverso foram capturadas, este ano, na comuna de Massabi, município de Cacongo, província de Cabinda, muito aquém dos níveis de captura do ano passado em rios e lagoas da região.
A tilápia e o bragre foram as espécies mais capturadas na circunscrição, precisou o administrador da comuna de Massabi, Bernardo da Silva, justificando que a insuficiência de artefactos para a pesca continental foi um dos factores que concorreu na redução da captura de peixe na comuna.
Sem avançar dados comparativos, o administrador reconheceu que a cifra está muito longe dos níveis do pescado capturado nos 12 meses do ano passado em rios e lagoas da região.
Apontou a insuficiência de artefactos para a pesca continental como um dos factores que concorre na redução da captura de peixe na comuna.
Fez saber que a administração local está, em parceria com a Ong PANAFRICARE, a trabalhar na formação dos pescadores locais sobre as novas técnicas de processamento do pescado.
A propósito, disse que está em curso o processo de licenciamento de 416 pescadores controlados pela Administração Comunal.
Com uma superfície de 450 km2, a comuna de Massabi tem uma população estimada em nove mil habitantes. JFC/JL