Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Capacitação de quadros é fundamental para desenvolver agro-negócio

     Economia              
  • Luanda • Sábado, 24 Abril de 2021 | 15h14
Mulher camponesa diante de produtos do campo
Mulher camponesa diante de produtos do campo
cedida

Luanda - O secretário de Estado para Economia, Mário Caetano João, considerou, sexta-feira, em Luanda, a aposta na capacitação de quadros como sendo fundamental para o crescimento e desenvolvimento do agro-negócio no país.

Falando no encerramento fórum “Bootcamp - o jovem e o agro-negócio”, que decorreu de 22 a 23 deste mês, destacou a capacitação como “verdadeiro motor para o crescimento, porque disponibilizar crédito ou meios sem formar, os jovens empreendedores poderão não ter capacidades de geri”r.

Mário Caetano João disse que os jovens, na qualidade de “principal devidendo demográfico” devem recorrer aos produtos financeiros disponíveis para facilitar o exercício da sua actividade.

Apelou os jovens a trabalharem em grupo, por entender que a interligação entre os mesmos pode ajudar a minimizar custos, devido ao facto de a agricultura ser uma cadeia de valor.

Na ocasião, o secretário de Estado para a Economia explicou que o Ministério da Economia e Planeamento tem estado a dialogar com a Banca comercial no sentido de facilitar o processo de obtenção de crédito.

De acordo com o gestor público, existem bancos que ainda solicitam documentos dispensáveis no processo para a obtenção ou concessão de crédito, como NIF individual e registo estatístico.

Por outro lado, lembrou que até ao momento foram aprovados 715 projectos no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), sendo 661 no ano passado.

Acrescentou terem sido validados igualmente outros cem projectos no quadro do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), números que, para si, “não satisfazem, porque a meta é obter mil e quinhentos (1500) projectos válidos até 2020.

Por seu turno, o ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, dirigindo-se aos jovens por via de vídeo, aconselhou-os a serem persistentes e unirem-se aos esforços do Executivo angolano para a diversificação da economia nacional.

Já a representante do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em Angola, Gherda Barreto, considerou os jovens que trabalharam nos dois dias, no evento, “um capital sócio-produtivo que Angola tem para diversificar a economia”.

“Devemos trabalhar juntos, por ser factor decisivo para vencer no agro-negócio. Vamos acompanhar o desenvolvimento dos jovens que participaram no evento, porque o AgroProdei vai continuar com uma mentoria”, reforçou.

Segundo a mesma, o Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) deverá continuar a trabalhar para que o sistema financeiro reconheça o perfil dos Jovens, apostando na capacitação integral e com recursos às novas tecnologias.

O Bootcamp “o jovem e o agro-negócio” é uma iniciativa do AgroProdesi, programa que visa a capacitação, acompanhamento e mentoria de jovens actores do agro-negócio.

É co-promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP) e o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), em parceira com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

O evento visou à capacitação intensiva e interactiva de 56 jovens, entre homens e mulheres, provenientes das 18 províncias de Angola, maioritariamente envolvidos no agro-negócio, por via de cooperativas, associações, startups do agro-negócio e empresas prestadoras de serviços.

A iniciativa traduz-se numa incubadora (oficina) em que os participantes partilham as suas experiências e ideias, criam sinergias, exploram oportunidades de negócio e interagem com figuras de referência do agro-negócio em Angola.





Notícias de Interesse

Angola e ONU abordam paz e segurança nos Grandes Lagos

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h29

Angola e Reino Unido reforçam cooperação

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h06

UNITEL vence prémio FESTIPUB 2024

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h46

Moniz Silva promete reabilitar pavilhões em Benguela

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h39

Girabola2024-25: Bodunha queixa-se da arbitragem

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h20

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+