Luena - A capacidade instalada de energia eléctrica na cidade do Luena (Moxico) vai subir dos actuais 50 megawatts (MW) para 75 MW, com a conclusão da instalação da nova turbina na Central Térmica Luena 3 (WARTSILA), aprazada para final deste mês de Setembro.
A capacidade instalada de energia na cidade do Luena é de 52, 8 MW, resultante de 26 MW do Parque de Energia Fotovoltaico, 12,4 MW da barragem hidroeléctrica de Tchihumbwe-Dala 4,4 MW Central Térmica Luena 2 "Hyundai" e 10 MW Luena 3 "WARTSILA".
Apesar dessa capacidade, o fornecimento ainda está aquém do desejado para população devido a problemas técnicos com as centrais térmicas e hídrica, e a disponibilização paulatina da central fotovoltaica, dada a sua especificidade.
Nesse sentido, prevê-se que com a entrada em funcionamento dessa nova turbina de 25 MW, em finais de Setembro ou princípio de Outubro, o fornecimento prático domiciliar atinja perto de 40 MW, podendo chegar aos 75 MW com a normalização da central fotovoltaica nos próximos tempos.
No fim de uma visita efectuada pelo governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, ao empreendimento, o vice-governador para o sector Técnico e Infraestruturas, Wilson Augusto, disse esperar que a turbina crie uma robustez da demanda a nível de 60 megawatts na cidade do Luena e alargar a base de distribuição.
A expansão do fornecimento de energia aos bairros periféricos vai abranger os bairros Samalesso e uma parte do Km 5. ISAU/YD