Ondjiva - A construção do projecto estruturante do canal do Cafu e a Centralidade Dom Fernando Guimarães Kevanu foram apontados como as principais acções que marcaram o desenvolvimento da província do Cunene este ano de 2022.
Em entrevista esta quinta-feira à ANGOP, os citadinos realçaram ainda a materialização dos vários projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Para o secretário do Conselho da Juventude no Cunene, Joaquim Chivela, o projecto do Cafu é uma infra-estrutura de grande dimensão que veio trazer inúmeras valias no acesso de água para a população e o gado, assim como alavancar a prática da agricultura.
Apontou ainda a inauguração das primeiras 500 habitações da Centralidade Dom Fernando Guimarães Kevanu, em Ondjiva, o que minimizou a carência habitacional e deu oportunidades aos jovens para o acesso à casa própria.
O líder juvenil falou igualmente do arranque das obras do Hospital Geral do Cunene que, depois de concluída, poderá colmatar o problema que muitos habitantes têm de recorrer frequentemente à República da Namíbia, em busca de cuidados médicos.
O soba grande de Mukulongodjo, Paulo Kapenda, destacou igualmente o Canal de Transferência de Água do Rio Cunene, a partir da região do Cafu, sublinhando ser uma iniciativa de desenvolvimento e intervenção humanitária.
“ A província está bem, em termo de desenvolvimento. Tudo está a andar muito bem, pelo que há a necessidade de elevar, cada vez mais, os serviços primários as populações rurais”, indicou.
A funcionária pública Albertina Maquili destacou a execução do PIIM porque permitiu a construção de complexos habitacionais para os quadros da educação e saúde, escolas, unidades sanitárias, vias estruturantes entre outras.
O professor reformado do Cuvelai, Elias Hamuiela, salientou o retorno do processo de asfaltagem da estrada que liga Cuvelai e Ondjiva e a construção da primeira centralidade na história da província.
Elias Hamuiela disse achar um grande passo a concretização deste projecto para os habitantes da província do Cunene.
O jovem Emerciano dos Santos entende que a província evoluiu em termos de projectos como nas obras de ampliação do Instituto Superior, do novo Hospital Geral de Ondjiva e da centralidade.
A empresária Ivone Muatilifa reconhece que província testemunha avanços e progressos significativos com a materialização de programas e projectos de infraestruturas nos vários domínios.
Para o ano de 2022, o Cunene teve uma avaliação positiva, em relação a 2021, com a inauguração do projecto do Cafu, a centralidade e a construção de escolas, unidades sanitárias, montagem duas turbinas e distribuição viaturas destinadas ao escoamento dos produtos do campo
Com um universo de um milhão 157 mil 491 habitantes, a província do Cunene está dividida administrativamente por seis municípios e 20 comunas.