Sumbe – A Administração Municipal do Sumbe procedeu na Sexta-feira, na comuna do Quicombo, província do Cuanza Sul, a entrega de insumos agrícolas a 10 cooperativas, com mais de 300 cooperativistas, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Os insumos agrícolas compostos moto bombas, mangueiras, tubos de sucção, pulverizadores de dorso, catanas curvas, enxadas grande, sementes de melancia, repolho, beringela, pimento e cebola foram entregues pela Administração Municipal do Sumbe, no âmbito do programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza
No acto de entrega de insumos agrícolas, o administrador municipal do Sumbe, Adérito Jorge, disse que estes insumos agrícolas visa combater à fome e à pobreza e contribuir no reforço da produção a nível das comunas do município.
Já o director de Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária, Floresta e Pesca no Cuanza Sul, Laurindo Ladeira, reiterou que o Governo está comprometido em melhorar as condições de vida dos produtores e,por via destes, aumentar a produção e renda familiar.
Por seu turno, pela Cooperativa do Wembele, João Alfredo, disse que este reforço de insumos vai contribuir na diversificação da produção agrícola.
“ Temos uma produção de 40 toneladas, essencialmente de cebola, por ano, e queremos produzir numa área de 50 hectares de terras aráveis contra os 30 hectares actuais”, disse.
O responsável da cooperativa Mama Huamba, Januário Júnior, realçou que “ temos dificuldades de rega e estamos apenas a trabalhar em 10 hectares, dos mais de 200 hectares, o que não é suficiente”.
No Quicombo, a maior produção é da cebola e a banana.Sn/Lc/AC