Camponeses de Viana prometem triplicar produção

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 21 Outubro de 2022 | 17h19
Campo de Cultivo (Foto ilustração)
Campo de Cultivo (Foto ilustração)
Cedida

Luanda - Camponeses do município de Viana, na província de Luanda,  comprometeram-se esta sexta-feira a triplicar a sua produção, que durante a campanha agrícola 2021/2022, rondou as 50 mil toneladas de produtos diversos.

O facto foi revelado durante a cerimónia de abertura da campanha agrícola 2022/2023, a nível do município, realizada na comuna de Calumbo, onde os camponeses apelaram à reabilitação das vias de acesso e à melhoria do fornecimento de águas às lavras para a consumação deste desiderato.

Na ocasião, o representante da cooperativa de camponeses de Calumbo, Nelito Saraiva, disse que se pretende igualmente transformar o município na cintura verde de Luanda.

Segundo ele, almeja-se igualmente transformar a agricultura de subsistência em agro-negócio ou agro-turismo para gerar empregos e desenvolvimento para a circunscrição.

Por seu lado, o soba da região, Fernando Ngunza,  referiu que os camponeses do município têm vontade de trabalhar, mas precisam de incentivos financeiros e de ver melhorada as condições de transitabilidade na localidade.

O administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, que presidiu o acto, disse esperar pelo aumento da produção em 60 porcento da produção agrícola, que na campanha anterior rondou as 50 toneladas.

De acordo com o administrador, o Governo angolano vai continuar a apoiar os camponeses, mediante crédito e insumos para diversificar a economia nacional.

A cerimônia envolveu a entrega de meios agrícolas diversos aos camponeses da região.

O município de Viana produz, principalmente, batata doce, mandioca, cebola, pimenta, couve, tomate, banana e mamão, além de, em pequena escala, apostar na piscicultura e avicultura





+