Mbanza Kongo - Oito camionistas que fazem o percurso internacional Luanda-Kinshasa e vice-versa foram detidos no último fim-de-semana pela Polícia Nacional no município do Nzeto, província do Zaire, por suposto envolvimento no contrabando de combustível.
Em declarações hoje à ANGOP, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, intendente Luís Bernardo, explicou que a detenção ocorreu no posto de controlo do rio Loge, entre as províncias do Zaire e Bengo.
Os implicados, segundo a fonte, estavam a conduzir camiões com depósitos alterados e carregados com combustível que seria contrabandeado na vizinha República Democrática do Congo (RDC), passando pela fronteira do Luvo, município de Mbanza Kongo.
Disse terem sido apreendidos, durante a operação de fiscalização realizada por volta das 13 horas, nove mil e 800 litros de combustível acondicionado em depósitos adulterados (vulgo step) de 800 e 600 litros, respectivamente.
Luís Bernardo afirmou que a Polícia Nacional no Zaire apertou, nos últimos dias, o cerco aos camionistas que fazem a rota Luanda-Cabinda-Kinshasa e vice-versa, transportando de forma ilegal gasóleo e gasolina para a RDC.
O porta-voz informou que os detidos e os meios apreendidos serão nos próximos dias apresentados ao Ministério Público para os procedimentos legais.
Esta é a segunda vez em menos de um mês que a Polícia Nacional no Zaire apreende camiões com destino à RDC, com depósitos não originais e carregados de combustível. JL