Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Caminhos de Ferro de Angola apostam na segurança ferroviária

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 15 Abril de 2022 | 21h25
Comboio do Caminho- de- Ferro de Luanda
Comboio do Caminho- de- Ferro de Luanda
Margarida Cortez

Luanda – Cinquenta agentes dos Caminhos de Ferro de Angola (CFA) encerraram, quinta-feira (dia 14), uma a formação pontual em asseguramento ferroviário, para garantir maior tranquilidade na circulação dos comboios em todo o país.

Os formandos ao curso intensivo de 20 dias provieram das três empresas ferroviárias do Ministério dos Transportes de Angola, nomeadamente a de Luanda (CFL), de Benguela (CFB) e de Moçâmedes (CFM).

Doravante, estes agentes farão parte da primeira Unidade Compacta Automotores dos Caminhos de Ferro de Angola, que será replicada pelo país, conforme uma nota do referido departamento ministerial a que à ANGOP teve acesso, hoje, sexta-feira.

A formação foi uma parceria com a empresa ZAGOP, e decorreu no centro de formação do ministério do sector, em Catete, província do Bengo, onde receberam conteúdos nas especialidades de maquinistas, mecânicos e  electricistas.

O encerramento da acção formativa coube à directora do Gabinete dos Recursos Humanos do Ministério dos Transportes, Paula Araújo, para quem a acção marca uma viragem no funcionamento dos CFA, assente numa melhor prestação do serviço ferroviário no país.

Por sua vez, o director-geral do Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola, António Manuel Kanda Kanda, espera que os conteúdos ministrados, quantitativas e avaliativas, venham a reflectir-se positivamente na prática.

“Os agentes são agora os pioneiros da conservação destes equipamentos do tipo DMU`s, bem como os transmissores de conhecimento para os demais” enfatizou.

Em nome dos Conselhos dos Caminhos de Ferro de Luanda, Moçâmedes e Benguela, o Manuel Kanda Kanda agradeceu o empenho dos formadores provenientes da China e Portugal na transmissão dos conhecimentos aos operadores do sector.

A cerimónia contou ainda com as presenças da administradora Municipal de Icolo e Ibengo, Humberta Paixão, do director-geral da ZAGOP, Guilherme de Sá, responsáveis dos diferentes escalões do Ministério dos Transportes e das empresas públicas ferroviárias.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+