Luanda – A promoção de um diálogo mais franco, fluído e construtivo, com vista à congregação dos associados e uma actuação conjunta, consta das principais prioridades da Federação das Câmaras Bilaterais de Comércio e Indústria em Angola (FCBCIA), nos próximos três anos.
Segundo o presidente da FCBCIA, Caetano Capitão, a ideia é definir estratégia conjunta que poderá contribuir de forma substancial no trabalho que tem sido desenvolvido pelas câmaras no país.
Em declarações à imprensa, no quadro da cerimónia de tomada de posse dos membros do novo corpo directivo dessa classe empresarial, avançou a possibilidade de as câmaras bilaterais posicionarem-se como parceiros do Executivo angolano em matérias de âmbito económico e social.
Por outro lado, sublinhou o facto de os empresários estarem a desenvolver trabalhos para a atracção de investidores para Angola, um dos desígnios do Executivo angolano ao aprovar a isenção de vistos em alguns países.
Nesse sentido, assegurou que as câmaras vão trabalhar em função da legislação em vigor, das estratégias e do contexto do país, com vista ao reforço da atracção de investidores de várias partes do mundo.
Prevêem também estreitar cada vez mais a cooperação com as entidades afins, como a Administração Geral Tributária (AGT), no âmbito fiscal, bem como junto do Banco Nacional de Angola e do Ministério das Finanças, para a concretização de passos mais substanciais no ramo dos negócios.
Já o presidente da mesa da Assembleia Geral da FCBCIA, Reinaldo Trindade, defendeu a necessidade deste órgão trabalhar para atrair investimentos diversificados que contribuam para o crescimento do sector não petrolífero, como agricultura, infra-estrutura, logística, telecomunicações, tecnologia de informação, banca e finanças.
A cerimónia de tomada de posse dos membros do novo corpo directivo foi testemunhado por, entre outras entidades, o embaixador do Zimbabwe em Angola, Thando Madzvamuse.
Na ocasião, tomaram posse sete vice-presidentes para diferentes áreas, responsáveis da mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Conselheiros da FCBCIA.
A Federação das Câmaras Bilaterais de Comércio e Indústria de Angola tem como missão a dinamização e desenvolvimento da classe empresarial, por intermédio das câmaras bilaterais em todas as suas dimensões e categorias.
A associação empresarial está focada na condução de iniciativas económicas e sociais que visam a diversificação da economia e a diplomacia económica, em estreita colaboração com o Governo angolano. CPM/QCB