Luanda - A Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA) convidou, esta terça-feira, os operadores turísticos a promoverem as potencialidades do país, na Feira Internacional do Turismo de Havana – FITCuba-2024.
De acordo com presidente da Organização, Vicente Soares, o evento, que se realiza de 2 a 5 de Maio, é uma oportunidade para promover o Feito em Angola, de forma genérica, e as suas potencialidades turísticas, gastronómicas e culturais.
Falando à imprensa, no lançamento da Feira Internacional do Turismo de Havana, reforçou que as relações entre os povos de Angola e de Cuba são fortes, “porque um grande número de angolanos estudou em Cuba e estão em Angola há muito tempo e querem reviver Cuba, abrir negócio e convidar empresários cubanos para virem a Angola e fazerem os seus negócios”.
De acordo com o presidente, a FITCuba-2024 vai permitir aumentar as relações comerciais entre os dois países.
Por seu turno, o embaixador de Cuba em Angola, Oscar León Gonzáles, fez saber que o evento será uma valiosa oportunidade de intercâmbio, com as autoridades governamentais, operadores turísticos, agências de viagens, companhias aéreas e empresas ligadas ao sector do turismo.
Lembrou que, para se ter uma ideia da dimensão do evento deste ano, a edição de 2023 contou com a presença de mais de 3 mil participantes de 41 países.
Oscar León Gonzáles referiu que indústria do turismo em Cuba desenvolveu-se rapidamente, nos últimos 30 anos, com a construção de uma rede de instalações hoteleiras, infra-estruturas do sector, expansão da ligação aérea entre Cuba e o resto do mundo, capacitação de recursos humanos e aumento da chegada de visitantes, com as receitas financeiras associadas.
A cerimónia de lançamento da Feira Internacional do Turismo de Havana – FITCuba-2024 em Angola foi promovida, no âmbito do Protocolo de Cooperação existente entre a Câmara de Comércio e Indústria de Angola e a Câmara de Comércio da República de Cuba, com objectivo de captar o interesse de investimentos de ambos os países e o estabelecimento de eventuais parcerias no respectivo sector, através contactos directos entre empresários dos mais diversos países interessados a participar na feira.HM/AC