Luanda – O presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Abuja, Emeka Obegolu, manifestou, segunda-feira (9), na Nigéria, a intenção da realização de um fórum de negócios com Angola, em 2025, com vista ao reforço da captação de investimentos privados no país, no quadro da diplomacia económica do Executivo angolano.
O facto foi manifestado durante um encontro de trabalho que o líder da classe empresarial da capital nigeriana manteve com o embaixador José Bamóquina Zau, que visou abordar a captação directa de investimentos, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta terça-feira.
De acordo com a nota, a intenção da realização do fórum surge pelo facto de o volume, de negócios e a balança comercial actual entre Angola e Nigéria “não reflectirem o potencial económico e financeiro dos dois países, líderes da produção de petróleo na África subsaariana.
Por isso, as duas individualidades concluíram a necessidade de se projectar acções alinhadas às recomendações da União Africana, com realce para o mercado africano único e integrado.
Na ocasião, Emeka Obegolu realçou que a Câmara de Comércio e Indústria de Abuja (ACCI) está disponível a assinar memorandos de entendimento com as câmaras homólogas de Luanda e Benguela, bem como contribuir com subsídios sólidos para a próxima reunião da Comissão Mista Angola-Nigéria, que em 2025 vai actualizar os instrumentos jurídicos de cooperação entre os dois países.
“Como africanos, precisamos caminhar juntos e explorar melhor as oportunidades existentes”, sustentou.
A Câmara de Comércio e Indústria de Abuja é um braço económico da Nigéria, com poderes de influenciar decisões políticas sobre a economia do país.
Fundada em Agosto de 1986, a ACCI congrega 17 grandes grupos de empresas de alta cotação no sector público e privado especializado em comércio, transportes, banca e seguros, engenharia e construção, agricultura, importação e exportação, mudanças climáticas, electricidade, petróleo e gás, telecomunicações e tecnologias de informação, turismo e entretenimento, indústria de manufaturação e direito.
Além disso, a sua vocação está ancorada no empoderamento dos homens de negócios, trazer prosperidade e construir uma comunidade forte com inovação e cultura de sucesso. QCB