Zango – O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola/Turquia, Sérgio Conceição, considerou nesta quinta-feira, em Luanda, a redução da dívida pública angolana, prevista no OGE, como um dos factores que poderá contribuir para a estabilidade macroeconómica do país e incentivar o surgimento de novos investidores.
O Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao exercício económico de 2024, em execução desde o dia 2 deste mês, prevê, entre outras medidas, a redução do rácio da dívida pública para 69,2% do Produto Interno Bruto (PIB).
A propósito, o responsável da Câmara de Comércio e Indústria Angola/Turquia (CCIAT) referiu que esse mecanismo também será crucial no crescimento sustentável das empresas e criar um ambiente de negócios cada vez mais favorável no país, bem como dinamizar o arranque das actividades comerciais paralisadas há um tempo.
Em declarações à ANGOP, Sérgio Conceição disse ainda que, com a diminuição da dívida pública, as taxas de juros no mercado poderão ser favoráveis e facilitar o acesso das empresas a créditos, permitindo reinvestimento.
Para a fonte, o valor a ser pago às empresas poderá facilitar a criação de outros projectos em sectores que a economia angolana necessita.
Sublinhou ainda que a medida vem contribuir para diminuição da pressão financeira sobre o Governo, libertando recursos que podem ser direccionados para políticas de apoio às empresas. DP/QCB