Luanda – Pelo menos três toneladas de café moído, com a marca “Angolanita”, produzido pela empresa Novagrolíder, serão exportadas de Angola para Portugal, na próxima semana, com vista a conquista de novos mercados internacionais.
Trata-se do primeiro carregamento desse produto acabado a ser feito por essa empresa, que aposta no cultivo e dinamização da exportação do café, segundo o director-geral da Novagrolíder, José Macedo.
Em declarações à imprensa, na sexta-feira, em Luanda, durante o acto de apresentação da nova marca denominada “Café do Povo”, o responsável apontou a industrialização do grão cafeícola e internacionalização do café angolano como um dos desafios da empresa nos próximos tempos.
Na ocasião, considerou o Café do Povo, produzido nas terras altas e férteis do município da Quibala (Cuanza Sul), como um produto que se diferencia de outras marcas produzidas em Angola, por ser 100% arábica e uma das tipologias mais procuradas no mercado mundial.
Assegurou que a sua empresa vai continuar a apostar na produção e transformação dessa commodities, por ser uma cultura “perene”, cujo produto final já é consumido para evitar certas doenças, como “Parkinson” (doença neurológica que afecta os movimentos da pessoa, causando tremores, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e escrita”.
“Actualmente, é cada vez mais evidente a procura do café em vários países do mundo, com destaque para o povos da Ásia, que, habitualmente, se dedicavam ao consumo do chá”, realçou.
Essa procura, apontou, desafia os empresários e o Governo a reforçar o apoio e o investimento na produção deste grão, visando diversificar as exportações e atender a demanda do mercado do café mundial.
De acordo com José Macedo, a Novagrolíder está disponível a apoiar os pequenos produtores que estão a volta das zonas de produção, para revitalizar o cultivo do café em Angola, que já foi o quarto maior produtor mundial deste grão.
Com mais de 50 hectares de café plantados neste ano, o director-geral de um dos maiores projectos agro-industriais no país, com destaque para a produção e exportação da banana, avançou que a empresa espera colher perto de 250 toneladas de café.
Além do cultivo da banana em grande escala, a Novagrolíder actua na produção e transformação de alimentos em vários sectores do mercado, nomeadamente horticultura, fruticultura, pecuária, lacticínios, piscicultura, agro-indústria e indústria alimentar.